TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Césio 137

Por:   •  21/10/2015  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  1.925 Visualizações

Página 1 de 2

Em Goiânia, dois catadores de lixo encontram nas ruinas de um antigo hospital de radioterapia, uma máquina e dentro dela uma peça muito parecida com chumbo. Os garotos decidem vender a peça a um amigo de Vavá, Devair, dono de um ferro velho. Sem saberem que era um material radioativo, Devair e seus ajudantes quebram peça e acabam librando a capsula que continha o Césio 137. Maravilhados com sua cor brilhante, eles resolvem mostrar para seus amigos e Devair mostra a seu irmão que mostra para sua filha, que também fica encantada com o brilho emitido pela substancia.

A menina sem saber, manuseia o pó azul brilhante em suas mãos e logo depois vai jantar, contaminando toda a comida e acaba por ingerir o césio. Já contaminada, tanto internamente quanto externamente, a menina e seus pais começam a passar mal apresentando sintomas como náuseas, vômitos, toturas, juntamente com os ajudantes do Devair, os catadores de lixo, seu vizinho, que manuseara o pó porem tinha descartando-o na privada, contaminando todo o esgoto juntamente com a água, contaminando toda a vizinhança.

Intrigada com a peça, a esposa do irmão de Devair, vai ao médico para saber se sua doença era decorrente de algo referente a ela, pois notou que seus sintomas, do seu marido e sua filha haviam aparecido após ele trazer a peça para casa. Desconfiado que fosse uma peça radioativa, o médico manda interditar apenas a rua da casa da esposa, com isso todos que apresentavam sintomas estavam sendo isolados, para que não proliferasse ainda mais. Porem até então, as pessoas que se encontravam no ônibus que a esposa havia pegado já estavam todas contaminadas, juntamente com as pessoas que estavam utilizando aquela água contaminada.

Após a Comissão Nacional Nuclear isolar as pessoas contaminadas, começaram a dar banhos para descontaminação externa e um líquido chamado “Azul da Prússia” para a descontaminação interna. Porem aqueles que haviam tido contato direto com o pó de Césio não aguentaram e vieram a falecer alguns dias depois e mesmo com a tentativa de descontaminação, os agentes da comissão tiveram todo um trabalho e cuidado ao enterrar todos eles juntamente com seus pertences, para que não houvesse qualquer irradiação dos corpos.

As pessoas que sobreviveram a essa tragédia, ou ficaram com alguma sequela, ou faleceram anos depois após o aparecimento de alguma doença como o câncer ou alguma decorrente da má formação gênica. Recém-nascidos de pessoas contaminadas também nasciam com alguma sequela da mutação genética causada pela substância.

Essa história verídica reforça o cuidado e a atenção que devemos ter quando se trata de uma substancia radioativa, seja ela com baixo índice de radioatividade ou alto. Qualquer substancia radioativa apresenta risco quando exposta indevidamente, deixando posteriormente alguma sequela ou levando à óbito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com