TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINA AÇO E FERRO FUNDIDO

Por:   •  21/9/2020  •  Resenha  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

1. DEFINA AÇO E FERRO FUNDIDO.

As ligas de aço possuem em sua composição uma variação no teor de carbono entre 0,008 e 2,11%.
          O aço justamente por possuir menor teor de carbono é um material mais dúctil (flexível) e que, portanto, permite a sua modelagem através de processos como forjamento, laminação e extrusão, além de fundição, ainda, possui a capacidade de deformação visível antes de fraturar. 

As ligas de ferro fundido por terem em sua composição mais átomos de carbono, são mais duros e resistentes que o aço, mas com uma menor ductilidade (capacidade de ser deformado/transformado), sendo usado em objetos que necessitam de mais estabilidade dimensional, além de ser um material amplamente fabricado, o que o torna mais barato em relação ao aço.

2. EXPLIQUE SUCINTAMENTE OS PROCESSOS DE REFINO SECUNDÁRIO.

        O refino secundário é um processo realizado fora do equipamento de fabricação de aço bruto, tem como objetivo, reduzir o tempo na elaboração do aço para que possa possuir uma alta produtividade, maior flexibilidade operacional ou de controle do forno, monitoramento da temperatura do aço, ajustar a composição química, aumentar o grau de limpidez do aço e obter o controle da micro e macro estrutura das peças.

        Esse processo é intermediário entre o refino primário e o lingotamento.  A operação inicia-se com o vazamento do aço líquido para a panela e termina com a liberação da panela contendo aço para o lingotamento. O tratamento consiste no ajusto fino ou reduzir os teores de elementos deletérios, controla a temperatura do aço na panela, seja para aquecer ou resfriar, com a finalidade para apropriada do processo de lingotamento contínuo.

3. DISCUTA OS TIPOS DE AÇOS.

Aço Carbono

Características próprias: O aço carbono é uma liga metálica formada basicamente pela ligação entre o ferro e o carbono, em teores de até 2,11%. Podem ainda serem classificados como baixo, médio ou alto carbono.

Frequente utilização: em diversos tipos de equipamentos, exemplos mancais, buchas, suportes, anéis, rolos, flanges, cilindros, talhadeiras, rodas e equipamentos ferroviários e virabrequins.

Aço Liga

Características próprias: O aço liga também é formado pela ligação de ferro e carbono, porém possui ainda outros componentes químicos como manganês, níquel , cromo, molibdênio, tungstênio e vanádio, a depender do objetivo de sua utilização. Tais elementos irão modificar características de cada liga, tais como a resistência mecânica.

Frequente utilização: Materiais com diversas possibilidades de aplicação, engrenagens, excêntricos, eixos, pinos, carcaças, lâminas, placas e grelhas são alguns exemplos.

 Aço Manganês

Características próprias: Aço com resistência ao desgaste em peças sujeitas a impacto e abrasão, onde o teor de manganês varia geralmente de 11,0 a 14,0 % em peso.

Frequente utilização: Equipamentos  da indústria de mineração, terraplanagem, cimento e calcário, como mandíbulas, dentes, martelos e britadores de impacto.

4. DESCREVA OS MÉTODOS DE CONFORMAÇÃO UTILIZADOS NOS METAIS.

        Os procedimentos de conformação são aquelas que alteram o formato de uma peça metálica por deformação plástica, como por exemplo, a laminação, o forjamento, extrusão e a trefilação são métodos de conformação mais usuais.

        Laminação: é o processo de deformação mais utilizado, uma peça metálica percorre entre dois cilindros para que ocorra uma redução de espessura provocada pelas tensões de compressão exercidas pelos cilindros. A laminação a frio pode ser utilizada na produção de chapas, tiras e folhas com alta qualidade de acabamento superficial. Em formatos circulares, são fabricadas usando cilindros como ranhuras.

        Forjamento: geralmente ocorre uma deformação mecânica em uma única peça metálica com altas temperaturas, pode ser adquirido pela realização de sucessivos golpes ou por compressão contínua. O forjamento pode ser classificador de duas formas: matriz fechada e matriz aberta. Na primeira forma, o metal é introduzido para dentro de uma cavidade e uma força é aplicada sobre duas ou mais partes de uma matriz que possui o formato da peça acabada, moldando o metal no formato desejado. Já na matriz aberta são utilizadas matrizes com formatos geométricos simples, comumente sobre grandes peças de trabalho. As chaves e ferramentas, barras de conexão dos pistões são exemplos típicos conformados dessa técnica.

        Extrusão: uma barra metálica sofre uma compressão, a qual é aplicada por um êmbolo, sendo forçada através de um orifício em uma matriz, resultando em uma peça com área de seção transversal reduzida. Os produtos extrudados englobam barras e tubos com geometrias de seção transversal relativamente complexa e tubos sem costura.

        Trefilação: a peça metálica é puxada por uma matriz com orifício cônico, pela aplicação de uma força de tração na saída do material. O resultado obtido é uma redução na seção transversal, com um aumento correspondente no comprimento, por exemplo, barras, arames e produtos tubulares.

5. QUAIS AS PROPRIEDADES DESEJADAS NOS AÇOS FERRAMENTAS?

        As propriedades desejadas são: a resistência ao desgaste, dureza à temperatura ambiente, tenacidade, resistência mecânica, temperabilidade, dureza a quente, usinabilidade, tamanho de grão e resistência ao revenido.

6. QUAL A VANTAGEM DO AÇO RÁPIDO SOBRE OS AÇOS CARBONO?

A vantagem aço rápido sobre o carboneto é a sua força para suportar as forças de corte e o baixo custo das ferramentas. Do ponto de vista da vida da ferramenta, o aço rápido funciona muito bem em aplicações de corte intermitentes. Mas a maior limitação deste aço é que a sua velocidade de corte útil é muito menor quando comparada ao carboneto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com