TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição Lux Flood

Artigo: Definição Lux Flood. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Diferentemente da definição de Bronsted, que utiliza o próton como a espécie de referência nas reações ácido-base, a definição proposta por Lux (1939) e ampliada por Flood (1947) descreve o comportamento dos ácidos e das bases tendo como referência a transferência do íon óxido (O2-) entre as espécies.

Assim, a reação do óxido de cálcio (que é um anidrido básico) com o dióxido de carbono (que é um anidrido ácido), realizada em meio aquoso, pode ser descrita pelas seguintes equações:

Nessas reações, os produtos das hidratações são uma base e um ácido de Bronsted.

Estes, por sua vez, reagem entre si formando um sal (o carbonato de cálcio) e regenerando a água. Conseqüentemente, pode-se dizer que a formação do CaCO3(s) ocorre por típicas reações ácido-base.

Porém, a reação direta entre os dois óxidos, sem produção de compostos intermediários, também forma o carbonato de cálcio.

Conseqüentemente, é natural se encarar essa reação como, também, sendo uma reação ácido-base. A diferença, nesse caso, é que ocorre transferência do íon óxido e não do íon hidrogênio.

Outro exemplo, temos:

A base (CaO) é um doador óxido e o ácido (SiO2) é um aceitador óxido. A utilidade da definição de Lux-Flood é limitada a sistemas óxidos fundidos.

Vale ressaltar que esse não é um fato isolado, pois, várias reações ocorrem com transferência de íons óxidos, conforme é visto nos processos:

Assim, observando que se tratava de um comportamento comum a várias espécies químicas, Lux e Flood enquadraram tais espécies no grupo dos ácidos e das bases, definindo:

Ácidos como sendo espécies químicas receptoras de íons óxido e bases como sendo espécies químicas doadoras de íons óxido.

Essa definição é bastante útil quando se estudam algumas reações que acontecem (não exclusivamente, mas) principalmente em altas temperaturas, o que é encontrado, por exemplo, em processos cerâmicos e em metalurgia.

Um fato importante é que tais definições não contrastam com as demais. Apenas usam um referencial diferente, e as espécies classificadas como ácidos ou como bases, segundo Lux-Flood, são, também, ácidos ou bases segundo as outras definições.

Outra observação a destacar é que, nessas reações, normalmente as espécies que contêm elementos metálicos funcionam como doadores do íon óxido (são básicas) e as espécies que contêm elementos não metálicos funcionam como receptores do íon óxido

(são ácidas), como pode ser visto na reação seguinte:

De fato, nessa reação, o óxido de magnésio funciona como base e a água como ácido, segundo qualquer uma das definições já estudadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com