TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dependente químico

Projeto de pesquisa: Dependente químico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

Dependentes Químicos

RESUMO

O presente relatório é baseado na observação realizada no dia 15/04/2003, do Grupo RENASCER de Chapecó-SC que visa a recuperação e reintegração social de dependentes químicos, e a partir dessa observação buscar fundamentos teóricos para compreender a dinâmica do processo grupal e também ressaltar a importância do estudo de grupos para a psicologia, bem como o compromisso social da mesma. Também será aborda o assunto da dependência química não só dentro do grupo, mas como um problema social.

ABSTRACT

The present report is based on the observation realised on the 15/04/2003, of the group renascer, from Chapecó-SC that seeks the recovery and chemical dependents' social reintegration, and starting from that observation to look for theoretical foundations to understand the dynamics of the process grupo and also to stand out the importance of the study of the groups for the psychology, as well as the social commitment of the same. The asssue of the chemical dependence will also be approached not only inside of the group, but as a social problem.

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com o objetivo de compreender o grupo social e ampliar o conhecimento sobre o mesmo. Expandir os conhecimentos teóricos relacionando com a prática e a observação do grupo.

Apresentar uma pesquisa sobre as drogas mais utilizadas e que mais causam dependência, suas causas e efeitos.

Elaborar um projeto com a intenção de prevenir a expansão do uso de drogas, trabalhar com as pessoas do grupo com o objetivo de prevenir a sua reincidência, no grupo, elaborar sugestões e idéias práticas para isso aconteça.

TEMA

Observação de um grupo social que realiza um trabalho especifico para recuperação de dependentes químicos e analise do mesmo dentro das suas perspectivas de cura e reabilitação de seus integrantes. Falar do problema das drogas na sociedade atual como sendo um dos grandes motivadores do mal estar psicossocial, e analisar a origem do consumo, porque as pessoas começam a usar drogas e em que fase da vida isso acontece, e quais são as drogas que são experimentadas primeiro, quais as seqüelas que elas deixam.

PROBLEMA

A partir da observação do grupo RENASCER, avaliar as suas necessidades e as deficiências apresentadas pelo mesmo para que se possa formular um trabalho direcionado com o intuito de suprir essas deficiências e também analisar as principais dificuldades individuais, para que se possa criar um projeto de atendimento psicológico para prestar um atendimento individualizado aos internos com o objetivo de diminuir a reincidência no grupo.

Durante o estudo sobre o grupo renascer foi constatada outra problemática que é a da prevenção do uso de drogas na sociedade, como as pessoas começam a usar drogas? E por que motivo começam?

Outro ponto importante que foi levantado é o fato de não serem as Drogas que a sociedade considera os principais vilões do vício, como por exemplo à maconha, a cocaína, a heroína, o crack, LSD entre outras drogas que a sociedade julga "pesadas", que levam a maioria das pessoas que foram encontradas em recuperação ao vício. O "cigarro" e as "bebidas alcoólicas", que são drogas legalizadas também causam dependência química são as primeiras drogas a serem experimentadas pelos jovens, em outros casos existem também pessoas dependentes de bebidas alcoólicas, que são legalizadas e podem ser compradas em qualquer lugar por qualquer pessoa, e as conseqüências causas por ela não são menores que os males que a maconha ou a cocaína causam.

OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS:

Ao realizar este trabalho objetivamos o conhecimento das diferentes formas de auxílio prestado pela CASA DE RECUPERAÇÃO RENASCER aos dependentes químicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Tratar das drogas em geral como um problema social, não só dentro do grupo;

Ressaltar a importância do estudo dos grupos para a psicologia social e relatar o compromisso dela com os mesmos;

Criar um trabalho a posteriori de prevenção à reincidência no próprio grupo de internos;

Elaborar um projeto eficaz de prevenção às drogas na sociedade, principalmente entre os adolescentes;

JUSTIFICATIVA

A realidade social com a qual nos deparamos, por si só já é um motivo muito forte para buscarmos uma explicação racional e verídica, através de dados concretos.

Esse estudo foi realizado com a finalidade de separar a demagogia da realidade, neste tipo de grupo para que se possa projetar um trabalho de assistência e prevenção com os seus internos e também de avaliar e descobrir qual é a "raiz" do problema das drogas. Com o desenvolvimento deste trabalho saberemos se é possível acabar com este mal que afeta a sociedade, e a partir daí saber o que pode ser feito ou mesmo se algo pode ser feito.

O grupo social em si que é o tema deste trabalho, é de suma importância para solucionar ou, pelo menos amenizar este tipo de problema social e de mal estar individual.

A partir deste trabalho, podemos ter uma visão clara do que pode ser feito, conscientizando as pessoas para a realidade dos fatos.

PERGUNTAS DE ESTUDO

QUESTIONÁRIO APLICADO AOS INTERNOS DO GRUPO RENASCER:

QUESTIONÁRIO:

1 – Sexo:

Feminino ( )

Masculino ( )

2 - Idade:

( ) Até 20 anos;

( ) Entre 21 e 25 anos;

( ) De 26 a 35 anos;

( ) Acima de 36 anos;

3 – Grau de escolaridade:

(

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com