TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição Sobre os Óxidos

Por:   •  26/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 2

ÓXIDOS

Fórmula geral: Características dos óxidosPossuem fórmula geral C2Oy, em que y é a carga do cátion (Cy+); Nos óxidos, o oxigênio é o elemento mais eletronegativo; São formados pela ligação do oxigênio com outros elementos, exceto o flúor.

Classificação: Óxidos neutros: eles não reagem com água, ácido ou base, são covalentes, ou seja, sua composição é de ametais. Óxidos anfóteros: pode se apresentar de dois modos. Em presença de um ácido se comportam como óxidos básicos, e na presença de uma base como óxidos ácidos.

Exemplos: óxido de cálcio, de magnésio, de silício, monóxido de carbono, dióxido de carbono e peróxido de hidrogênio.

Propriedades químicas:  Suas propriedades químicas podem variar bastante com base nos elementos envolvidos. Tal versatilidade impacta diretamente no ponto de fusão e ebulição desses compostos. Por exemplo, o óxido de magnésio, tem ponto de fusão de 2800 °C, enquanto o dióxido de carbono tem ponto de fusão de 56 °C. A versatilidade também impacta na reatividade dos óxidos. O dióxido de carbono, por exemplo, consegue reagir com a água e formar o ácido carbônico, já o monóxido de carbono não reage com a água, o mesmo monóxido é extremamente asfixiante, pois se liga facilmente com a hemoglobina que o próprio gás oxigênio. Já dióxido de carbono não tem essa capacidade.

Peróxidos: . Os peróxidos são compostos que apresentam a fórmula geral R-O-O-R', em que R e R' são radicais orgânicos. O termo também é usado para sais do ânion O₂²⁻. São substâncias que apresentam uma ligação oxigênio-oxigênio e que contenham o oxigênio em estado de oxidação -1. Geralmente se comportam como substâncias oxidantes.

Os peróxidos iônicos podem ser utilizados para a obtenção de bases inorgânicas quando reagem com a água.são compostos iônicos por apresentarem metal na sua constituição, com exceção do peróxido de hidrogênio, que é molecular.

Os elementos químicos que formam os peróxidos são: hidrogênio, prata, zinco.

diferença entre um óxido é um peróxido

Em um óxido, o NOX é sempre -2, e, nos peróxidos, o NOX é sempre -1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com