TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletroforese. Alumínio

Resenha: Eletroforese. Alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Resenha  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  571 Visualizações

Eletroforese

A eletroforese consiste em uma técnica de separação e purificação de moléculas (material genético, proteínas e outras), de diferentes tamanhos e conformações. A separação se dá através da migração de moléculas, para os pólos positivo e negativo, de um campo elétrico aplicado; sendo que para tal as moléculas devem apresentar uma determinada carga.

As moléculas serão inoculadas dentro de uma matriz ou gel, o qual dará suporte e resistência à migração. A diferenciação das moléculas é dada pela distância percorrida por elas no gel, sendo que partículas com maiores cargas apresentam um maior deslocamento, assim como partículas mais leves e de conformação mais simples.

Alumínio

O alumínio é o terceiro elemento mais encontrado na crosta terrestre e o mais abundante entre os elementos metálicos. Suas propriedades, como leveza, alta condutividade elétrica, grande resistência à corrosão e baixo ponto de fusão, permitem que seja utilizado de forma extensiva para a produção de diversos itens, tais como ligas metálicas, laminados e extrudados.

É um material importante em múltiplas atividades econômicas, como no tratamento de água e nas indústrias metalúrgica, aeronáutica, farmacêutica e alimentar.

Sua obtenção na forma metálica segue um processo que se inicia, usualmente, na mineração da bauxita, seguida do seu beneficiamento.

A bauxita é, geralmente, encontrada de forma abundante em locais

de clima tropical a subtropical. O seu bene-

ficiamento obtém-se a alumina (óxido de alumínio), que é a base para a

produção do alumínio eletrolítico (alumínio primário).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com