TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emulsões

Resenha: Emulsões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Resenha  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  367 Visualizações

A emulsão é um processo comum na natureza e em muitos setores industriais, a exemplo da indústria do petróleo. A maior parte do petróleo produzido no mundo é recuperado na forma de emulsão. A partir do petróleo, originam-se emulsões altamente estáveis, através de tensoativos naturais e a água presente no subsolo, de acordo com a aplicação de altas tensões de cisalhamento nas válvulas e tubulações durante a produção. A emulsificação de água em óleo é utilizada nas operações de remoção de sais e sólidos finos durante o processo de refino.

Emulsão é um sistema coloidal consistindo de dois líquidos imiscíveis, um dos quais está disperso no outro na forma de pequenas gotículas. As gotículas, que normalmente apresentam diâmetros entre 0,1 e 20 µm, possuem uma estabilidade mínima devida às forças elétricas e tal estabilidade pode ser incrementada pela adição de agentes emulsificantes. Com respeito ao sistema óleo-água, dois tipos de emulsão podem existir: uma emulsão água em óleo (água-óleo); ou uma emulsão óleo em água (óleo-água). Ambos os tipos são extensivamente utilizados em diversas aplicações.

Uma emulsão “estável” é aquela que não irá se separar em suas duas fases em um período de tempo “razoável”. Esse pode variar de minutos a anos, dependendo da emulsão em questão. Agentes superficialmente ativos podem ser adicionados a uma emulsão para aumentar sua estabilidade e esses são conhecidos como emulsificadores ou agentes emulsificantes (SCHRAMM, 1992).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com