TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilíbrio Ceto-enol da Acetilacetona

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

EQUILÍBRIO CETONA-ENOL

As cetonas encontram-se numa mistura em equilíbrio com seu isômero enol, este equilíbrio é denominado tautomerismo ceto-enólico. O composto utilizado na prática em questão é chamado acetilacetona (2,4-pentanodiona) e está em equilíbrio com o ânion acetilacetonato (asac-). Para isso, é necessário que o carbono alfa (o carbono mais próximo do grupo funcional C=O) contenha pelo menos um átomo de hidrogênio conhecido como hidrogênio alfa. Este átomo é removido do carbono alfa e se liga ao oxigênio do carbonila para formar o enol, com isso a ligação π migra para os dois átomos de carbono adjacentes..

Equilíbrio ceto-enol da acetilacetona

O enol é um composto instável, logo o equilíbrio está localizado para esquerda da reação, ou seja, a concentração de acetilacetonato é muito inferior a concentração de acetilacetona. Como esse composto está em solução aquosa ele possui característica de um ácido fraco, portanto ele perde o H+ para água, e a densidade eletrônica se deslocaliza pelas estruturas de ressonância.

Formas de ressonância do acetilacetonato

Quando um íon metálico central está ligado a um grupo de moléculas ou íons são chamados de complexos. O acetilacetonato é um dos representantes mais comuns de moléculas que circulam um íon metálico e são chamados de ligantes. Além do mais, o asac- possui dois átomos doadores (no caso os dois oxigênios), podendo coordenar-se simultaneamente a um íon metálico, ocupando dois sítios de coordenação e formando uma estrutura cíclica. Por tanto o acetilacetonato é designado como um grupo bidentado, que são mais estáveis que monodentados, pois a dissociação do complexo acarreta na quebra de duas ligações e também pelo fato da ligação e simples alternada na qual a densidade se distribui por todo o anel.

Como acetilatona é um acido fraco seu pKa é baixo, e a formação do enol não é favorecida e então a enolização pode ser catalisada pelo anião hidróxido, que no caso vem da dissociação do hidróxido de amônia, o grupo OH-do hidróxido reagiu com os hidrogênios do carbono secundário da acetilacetona formando água, amônio e o íon acetilacetonato. Que no caso é o objetivo para a preparação da síntese trisacetilacetonato de alumínio (III). Outro ponto fundamental é adicionar uma quantidade de amônia que deixe o Ph em torno de 7-8 pois ao adicionar excesso de amônia todo a acetilacetona é consumida resultando em hidroxilas na solução, tais que as mesmas podem formar hidróxido de alumínio ao reagir com os al3+

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com