TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenolftaleína

Resenha: Fenolftaleína. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

quando há uma mudança de coloração da solução decorrente da neutralização do seu pH, quanto todo o ácido reage com a base e vice e versa, atingindo aproximadamente pH=7. Já a última, o pH da solução é estável e alcalino. Esta técnica compreende a titulação de íons metálicos com agentes complexantes, formando um complexo solúvel. Este titulante é portador de átomos que contém pares de elétrons não utilizados, que atuam como imãs para atrair os íons metálicos. Finalizada a reação entre o analito e o titulante, a solução muda de coloração quando os íons metálicos presentes na solução reagem completamente com o agente complexante.

Neste tipo de análise volumétrica, a fenolftaleína não pode ser usada para determinar o ponto final de titulação devido a sua mudança de coloração estar relacionada de acordo com o pH do meio. A fenolftaleína recebe a denominação de indicador ácido-base por assumir cores distintas nas duas situações. Na titulação por complexação não há variação do pH do meio, além de saber-se que o meio é alcalino. Logo, além de ser desnecessário seu uso, é impossível a determinação do ponto final da análise através desta substância.

Quanto ao exemplo do professor, citado como questionamento para discussão, a resposta é simples. Como o giz é formado por CaCO3/CaSO4 e o professor lavou as mãos com água e sabonete, ocorreu o seguinte:

Os resquícios de giz que ficaram nas mãos do professor ao entrar em contato com a água resultaram na formação de íons de cálcio que, por sua vez, reagiram com as moléculas do sabonete, precipitando um sal insolúvel. A ocorrência deste fenômeno prejudica a formação de espuma e a função de limpeza do sabonete.

Relativo à ocorrência de incrustações ser maior nas áreas de transferência térmica, isso pode ser explicado pela redução da solubilidade de sais presentes na água como Ca2+ e Mg2+, quando submetidos à alta temperatura. Logo, os sais tendem a se depositar nestes locais e seu acúmulo provoca as incrustações nas paredes da tubulação dos equipamentos que trabalham com água operando à temperatura elev

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com