TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidroxidades

Resenha: Hidroxidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Hidróxidos

São, por convenção, compostos inorgânicos e caracterizam-se pela presença do ânion OH- e algum cátion(geralmente metálico – uma das raras exceções é o íon amônio, NH4+) mono, bi, ou trivalente.

Consideram-se hidróxidos apenas as Bases de Arrhenius, de modo que outros compostos que possuem o grupo hidroxila(OH-) são caracterizados de outras formas: como a função orgânica dos fenóis (anéis benzênicos ligados a hidroxilas).

Bases de Arrhenius

Os hidróxidos são bases de acordo com a teoria de Arrhenius, na química inorgânica, por liberarem a hidroxila em meio aquoso. Por consequência, aumentam o pH do meio por diminuírem a concentração de íons de hidrogênio.

Reações químicas que envolvem hidróxidos (bases) e ácidos (também de acordo com a teoria de Arrhenius por liberarem H+ em meio aquoso) são chamadas reações de neutralização. Essa denominação é dada porque tanto a base quanto o ácido perdem sua capacidade de ação no meio (variação de pH) e dão origem a compostos praticamente neutros (sais, e água líquida).

A reação geral de decomposição de uma base em água é a seguinte:

M(OH)y -> My+ + YOH-

Nessa reação, y representa no lado esquerdo a respectiva atomicidade da hidroxila e no lado direito o coeficiente estequiométrico do íon OH-. O valor de y depende da valência de M: se for um metal alcalino ou um cátion monovalente como o NH4+, y = 1; caso seja alcalino-terroso, y = 2; caso seja da família 3A, y = 3. Atente para o valor de y que é sempreigual a valência de M.

Exs.: NaOH -> Na+ + OH- (hidróxido de metal da família 1A)

Ca(OH)2 -> Ca2+ + 2OH- (hidróxido de metal da família 2A)

Al(OH)3 -> Al3+ + 3OH- (hidróxido de metal da família 3A)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com