TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidróxido

Resenha: Hidróxido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Resenha  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 2 Passo3

• Que produtos podem ser obtidos a partir da bauxita?

R: Hidróxido de alumínio, zéolitas, cloreto de alumínio, óxidos de alumínio, alumínio metálico, carboxitatos de alumínio, organometálicos de alumínio, alcoxidos de alumínio e anidro.

• Escreva o nome das substancia inormagânicas que aparecem no esquema e classifica – las em acido, base, sais e óxidos.

R:NA[AL(OH)4] – Aluminato de Sódio – Base

ALCL3 – Clorato de alumínio – sais

AL2(SO4)3Sulfato de Alumínio – sais

KAL(SO4)2 12H2O – Potássio de alumínio –

• Escolher 4 (quatro) composto obtidos a partir da bauxita e relaciona – lós com a sua utilização nos processos industrial .

R: As produções mundiais de bauxita, hidróxido de alumínio e alumia estão fortemente vinculadas á industria do alumínio metálico. A figura 1ª mostra a relação entre as produções nacionais de bauxita , alumina e alumínio metálico no período de 1995 a 2000, e a figura 1B mostra a distribuição de produção de bauxita e de alumina por empresa instalada no Brasil ,cujo o total produzido deve ser ordem de 14 milhões de toneladas /ano de bauxita e 3,5 milhões de toneladas/ano de alumina.

Mais de 90% de hidróxido de alumínio produzido no mundo usando o processo de Bayer é convertido em alumina e usado na industria do alumínio metálico, mas o Al(OH)3 também tem aplicação direta na industria de papel, tintas, vidros, cerâmicas, produtos farmacêuticos, cremes dentais e retardantes de chamas. Grande parte é destinada á manufatura de produtos químicos, particularmente de zeólitas e de sulfato de alumínio “livre de ferro”. Outros usos importantes são as produções de fluoreto de alumínio, nitrato de alumínio, poli (cloreto de alumínio), poli (sulfatossilicato de alumínio), aluminato de sódio, catalisadores e pigmentos a base de titânio.

A maior parte (cerca de 90%) da alumina mundial obtida pela calcinação do Al(OH)3 é usada no processo elotrolitico Hall-Héroult para a preparação do alumínio metalico (aproximadamente 0,5 tonelada de Alº é produzida por tonelada de almina). Os outros 10% são aplicados em diversos setores da industria para a fabricação de materiais refratários, abrasivos, velas de ignição, cerâmicas e outros.

Etapa 2 Passo 4

Elaborar um fluxograma, com base no passo anterior, usando o alumínio como matéria prima, principais característica e aplicações no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com