TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idéias relacionadas à estrutura química com propriedades ácidas e básicas

Abstract: Idéias relacionadas à estrutura química com propriedades ácidas e básicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Abstract  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

AULA 02

INTRODUÇÃO

Desde o século dezessete as substância ácidas e básicas já eram conhecidas,foi somente no século dezenove que surgiram as primeiras ideias bemsucedidas relacionadas a estrutura química com as propriedades ácidas e básicas.

A primeira teoria dos ácidos e bases foi proposta por Arrhenius em 1887.

“Àcido é toda substância que em solução aquosa origina H+;

Base é toda substância que em solução aquosa origina oH_

Alguns anos mais tarde ,em 1923 Bronsted e Lawry expandiram o conceito de Arrhenius

“Àcido toda substância(molécula ou íons)capaz de receber próton.

“Base toda substância(molécula ou íon)capaz de doar esse próton.”

Mas foi pela definição de ácido e base de Lewis que veio para ampliar mais a aplicação desses conceitos.Lewis definiu:

“Àcido um espécie capaz de receber um par de elétrons”

Base é a espécie doadora desses pares de elétrons.”

Com base nos conceitos de ácidos e bases podemos prever e compreender a reatividade de inúmeras classes dos compostos diferentes.baseando nesses fatos vamos separar diferentes substâncias com característica ácido- bases distintas.

OBJETIVO

“Identificar e separar as substâncias ácidas”.

PROCEDIMENTO

Primeira sessão:pesou-se 0,5g das substâncias(cafeína,acetanilida e aspirina) e adicionou 25ml de cloróformio.foi transferida a solução para o funil de separação e adicionou 30ml de HCL(4mol/l).agitou-se e depois de repousar,retirou-se a fase aquosa para o enlemmeyer e reservou-a a solução orgânica.(rotulado por A)

Neutralizou a solução aquosa com 2g de NaHCo3.extraiu-se o sólido em 2 poções contendo 15 ml de clorofórmio.em seguida secou-se a solução com sulfato de sódio e filtrou-s ,num funil simples em um béquer de 50ml.removeu o solvente em banho maria,determinou a massa do sólido

Segunda sessão:transferiu a solução A para o funil de separação,adicionou 25ml de bicarbonato de sódio(5%)agitou e deixou a mistura em repouso,até separar a fase orgânica inferior..reservou a fase aquosa no funil(rotulado de B).recolheu a fase orgânica em um enlemmeyer,adicionou sulfato de sódio.filtrou a solução em um béquer de 50ml,e eliminou o solvente em banho-maria e determinou a massa do sólido.

Sessão 03:Nesta sessão realizou-se a purificação da solução B. transferiu a solução B contida no funil de separação para um béquer e adicionou 10ml de HCL concentrado.resfriou o conteúdo do béquer em banho-maria ,até obter o sólido.filtrou o sólido 03 em um funil de Buchner,secou e determinou a massa.

Conclusões:terminado o trabalho laboratorial,podemos concluir que este decorreu sem problemas e que os resultados obtidos de uma maneira geral foram esperados .

Observações:peso de béquer (cafeína): 21,1731

Peso do béquer+solido:21,3719g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com