TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica Senai ead

Por:   •  23/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema de Arrefecimento

Bomba d'água

Com o motor em funcionamento, a bomba d'água é acionada, fazendo com que a água que está no bloco do motor circule por todo o sistema de arrefecimento, trocando calor e refrigerando todo o sistema.

Válvula termostática

Para que a temperatura de trabalho seja alcançada mais rapidamente, a água circula primeiramente pelo motor. Isso é possível por conta da válvula termostática que se mantém fechada até a água chegar à temperatura ideal. Quando chega à temperatura ideal, ela se abre com o acionamento termomecânico e faz com que a água circule através do radiador, refrigerando o motor.

Motor Otto

Radiador e eletro ventilador

É no radiador que ocorre a maior troca de calor. Ele é constituído de vários dutos por onde passa a água, sofrendo a perda do calor devido às aletas do radiador. Quando o veículo está em movimento, o próprio vento faz a troca de calor passando pelas aletas e quando o veículo está parado, ou em baixas velocidades, o eletro ventilador, que está localizado na parte de trás do radiador, é acionado e retira o calor do próprio radiador.

Motor Otto

sor de temperatura

O sensor, ao perceber o aumento da temperatura, manda um sinal ao eletro ventilador e faz com que o mesmo entre em movimento, mantendo assim a temperatura ideal.

Motor Otto

Reservatório de expansão e tampa

O reservatório está presente na maioria dos motores. Ele está disposto de modo que o proprietário consiga ver o nível de água do sistema, que deve estar entre o mínimo e o máximo. A tampa permite ao sistema aumentar a sua pressão interna, para que a água não ferva a 100ºC. Se essa pressão aumentar muito, ela possui uma válvula de segurança que se abre e libera a pressão para não danificar os componentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com