TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo do Cobre

Por:   •  17/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

                  [pic 1] 

 

 

 

 

Laboratório de química geral II Prática VIII: O ciclo do cobre. 

 

 

 

 

 

 

Docente: 

Profº Dr. Fernando L. Fertonani 

 

Discentes: 

Matheus de Marqui Cascarano 

Thais Souza Lima 

  

 

 

21/10/2015 

 

 

 

 

  Sumário: 

Introdução.............................................................1.2 

Objetivo....................................................................2 

Materiais..................................................................2 

Metodologia..........................................................2.3 

Resultados e discussão.......................................4.5.6 

Conclusão.................................................................6 

Referências bibliográficas......................................7 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Introdução 

Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. 

Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e

bronze. 

O cobre foi provavelmente o primeiro metal minerado e trabalhado pelo homem. Foi originalmente obtido como um mineral nativo e posteriormente da fundição de minérios. Estimativas iniciais da descoberta do cobre sugerem por volta de 9000 a.C. no Oriente Médio. Foi o mais importante dos materiais da humanidade durante a Era do Cobre e Bronze. 

O cobre é um dos materiais mais reciclados desde a Antiguidade, devido à facilidade e efetividade na recuperação.  

O processo de reutilização do cobre é por volta de 85% mais econômico do que a extração natural. Faz-se necessário ressaltar também, que não existe diferença de qualidade do material reciclado para o metal primário. Segundo o ProCobre, “estima-se que 80% de todo o cobre extraído durante os últimos 10 mil anos ainda está em uso na atualidade”. 

O ciclo de cobre é uma sequência de reações sucessivas que permitem recuperar o metal inicial (cobre), ou seja, são sequências que têm como inicio e fim o cobre. 

O ciclo do cobre permite evidenciar a ocorrência de reações químicas envolvendo a formação de um precipitado, a libertação de um gás, a alteração de cor ou com uma variação de temperatura. Na Figura a seguir, está representado esquematicamente o ciclo do cobre, em que ocorrem diversas transformações químicas. 

[pic 2] 

Letra A: Reação de oxidação-redução 

Letra B: Reação de precipitação 

Letra C: Reação de decomposição 

Letra D: Reação de ácido e base 

Letra E: Reação de oxidação-redução 

 Objetivo 

O principal objetivo desta prática é sintetizar uma substância inorgânica. Caracteriza-la e calcular o rendimento percentual da mesma. 

 Materiais 

  • Tubo de ensaio
  • 1 becker
  • Pipeta de pasteur
  • HNO3 
  • NaOH  Cu
  • H2SO4 
  • Mg
  • Bagueta
  • Água destilada
  • Centífuga

 

 

 

 Metodologia 

Parte 1 

1.A: Preparo de uma amostra de Cu: Com uma balança analítica, foi pesado 0,0180g de um fio de cobre. Logo após, pesou-se o tubo de ensaio e o fio de cobre junto, tomando nota dos valores obtidos. 

1.B: Reação de oxiredução -  Cu(NO3)2: Com uma pipeta de pasteur, adicionou-se algumas gotas de ácido nítrico concentrado. No ponto que a reação se encerra, o Cu metálico foi totalmente consumido na reação, Liberando um gás e formando nitrato de cobre. A solução foi guardada para a solução para a parte 2. 

 

Parte 2 

2.A Reação de precipitação - Cu(OH)2: Na solução da parte 1, adicionaram-se água destilada agitando com o auxílio da bagueta e, então, foi adicionado vagarosamente 10 gotas de uma solução 6M de NaOH. O produto desta reação será o Cu(OH)2 insolúvel. Logo após, mais 10 gostas de NaOH foi adicionado, centrifugando a solução. 

2.B Reação de precipitação - Precipitação total: Para verificar se precipitação do hidróxido foi completa, adiciona-se três ou duas gotas de NaOH ao sobrenadante, se ainda houver formação de precipitado, será necessário adicionar mais quatro ou cinco gotas de NaOH e centrifugando em seguida. A solução foi guardada para a parte 3. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (178.2 Kb)   docx (461.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com