TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem de alumínio

Resenha: Origem de alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Resenha  •  6.405 Palavras (26 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 26

A origem do Alumínio

Como Surgiu

Há mais de sete mil anos, os ceramistas da Pérsia fabricavam vasos de barro com óxido de alumínio (conhecido atualmente como alumina) e, trinta séculos mais tarde, os egípcios e babilônicos utilizavam outro composto similar em seus cosméticos e produtos medicinais.

No entanto, a real existência e funcionalidade do alumínio ainda eram desconhecidas, os rumores eram de que o alumínio fosse proveniente de colisões de átomos de hidrogênio durante a formação do sistema solar.

A história do alumínio, porém, é recente, foi em 1808, que o químico inglês Humphrey Davy finalmente conseguiu provar a existência do alumínio e, pouco tempo depois, Hans Oersted, físico alemão, conseguiu produzir pequenas quantidades do metal.

O professor americano Frank Jewett mostrou aos seus alunos, de Ohio, um pequeno pedaço de alumínio e afirmou diante de todos que quem conseguisse, de alguma forma, explorar o metal ficaria rico, então um de seus estudantes, Charles Martin Hall, que vinha realizando experiências em um laboratório improvisado desde os 12 anos de idade, continuou suas pesquisas depois de formado e aprendeu a fazer óxido de alumínio: a alumina.

Em 1886, Hall colocou em um recipiente certa quantidade de criolita com alumina e passou uma corrente elétrica o resultado foi uma massa congelada, que ele trabalhou com um martelo, várias partículas de alumínio se formaram, dando origem a um dos metais mais utilizados na história.

O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos.

Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações. Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos.

Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Entretanto, nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da importação. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica, perdendo apenas para Austrália e Guiné. Além da Amazônia, o alumínio pode ser encontrado no sudeste do Brasil, na região de Poços de Caldas (MG) e Cataguases (MG). A bauxita é o minério mais importante para a produção de alumínio, contendo de 35% a 55% de óxido de alumínio.

Processos produtivos

OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO

A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical.

A produção mundial de bauxita em 2004 foi de 157,4 milhões de toneladas, sendo os principais países produtores Austrália, Brasil, Guiné e Jamaica.

Ocupando a 2ª posição no ranking mundial, em 2004, o Brasil produziu

21 milhões de toneladas de bauxita. Possui também a terceira maior reserva mundial de bauxita, cujo potencial é da ordem de 2,5 bilhões de toneladas, concentrada principalmente na região Norte do país (estado do Pará), as quais tem como principal concessionária a empresa Mineração Rio do Norte S.A. - MRN.

A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de alumina aproveitável para que a produção de alumínio

seja economicamente viável. O processo de obtenção de alumínio primário divide-se em três etapas:

Mineração, Refinaria e Redução.

MINERAÇÃO

O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre.

Sua obtenção depende de etapas de processamento até chegar ao estado em que o vemos normalmente.

O processo da mineração da bauxita, que origina o alumínio, pode ser

exemplificado da seguinte maneira:

1) Remoção planejada da vegetação e do solo orgânico; A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado

em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A produção mundial de bauxita em 2004 foi de 157,4 milhões de toneladas, sendo os principais países produtores Austrália, Brasil, Guiné e Jamaica. Ocupando a 2ª posição no ranking mundial, em 2004, o Brasil produziu

21 milhões de toneladas de bauxita. Possui também a terceira maior reserva mundial de bauxita, cujo potencial é da ordem de 2,5 bilhões de toneladas, concentrada principalmente na região Norte do país (estado do Pará), as quais tem como principal concessionária a empresa Mineração Rio do Norte S.A. - MRN.

2) Retirada das camadas superficiais do solo (argilas e lateritas);

3)Beneficiamento:

3.1 Inicia-se na britagem, para redução de tamanho;

3.2 Lavagem do minério com água para reduzir (quando necessário) o teor de sílica contida na parcela mais fina;

3.3 Secagem

REFINARIA

A refinaria é a fase do processo que transforma a bauxita em alumina calcinada.

O procedimentomais utilizado é o Bayer. Esta é primeira etapa até se chegar ao alumínio metálico.

1) Dissolução da alumina em soda cáustica;

2) Filtração da alumina para separar o material sólido;

3) O filtrado é concentrado para a cristalização da alumina;

4) Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água;

5) O pó branco de alumina pura é enviado à redução;

6) Na redução, ocorre o processo conhecido como Hall-Héroult, por meio da eletrólise,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com