TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS PARA O TRABALHO Diodo

Tese: PERGUNTAS PARA O TRABALHO Diodo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  Tese  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 3

Como Funciona um Díodo

Laboratório Electrónico > Como Funciona um Díodo

O Díodo, que é composto por uma Junção p-n, pode ser considerado um dos mais simples e dos mais importantes elementos electrónicos. É um dispositivo de dois terminais, Figura 1a. A Figura 1b representa o seu esquema simbólico, onde o terminal “+” se designa por Ânodo e está ligado à Região p, e o terminal “-” se designa por Cátodo e está ligado à Região n. O Díodo opera em três estados distintos: Polarização Directa, Polarização Inversa e Disrupção, Figura 2.

Figura 1a: Díodo

Figura 1b : Esquema Simbólico de um Díodo

Figura 2: Relação entre a Tensão e a Corrente de um Díodo

PERGUNTAS PARA TRABALHO

1- QUAIS SÃO OS TIPOS DE DIODOS ?

Tipos de Díodos

Simbologia Díodos

Díodo Rectificador

Diodo Zener

Diodo varicap

Diodo túnel

Diodo Schottky

Diodo com característica dependente da temperatura

Fotodíodo

Diodo emissor de luz (LED)

Diodos Gunn

Diodo PIN

Diodo Varicap

2- QUAL A FUNÇÃO DO DIODO?

O Diodo tem a mesma função que um resistor; ou seja, ele fica no seu componente e não o deixa queimar; se houver um curto circuito, o diodo vai ser o primeiro a queimar. Ele serve também para inverter a polaridade da tomada: pode converter AC para DC, ou vice-versa, dependendo em como o Diodo for ligado.

3- O QUE É UM DIODO?

Um diodo é o tipo mais simples de semicondutor. De modo geral, um semicondutor é um material com capacidade variável de conduzir corrente elétrica.

4. Como é formado o diodo? R.: Um díodo rectificador é constituído por uma junção PN de material semicondutor (silício ou germânio) e por dois terminais, o Ânodo (A) e o Cátodo (K). A junção de um material semicondutor do tipo P (com excesso de lacunas) com um material semicondutor do tipo N (com excesso de electrões livres) origina uma junção PN. Na zona da junção, os electrões livres do semicondutor N recombinam-se com as lacunas do semicondutor P formando uma zona sem portadores de carga eléctrica que se designa por zona neutra ou zona de deplecção, com na figura abaixo.

5-O diodo só conduz se: a. Reversamente polarizada independente da barreira de potencial. b. Reversamente polarizada e após romper a barreira de potencial. c. Diretamente polarizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com