TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisar Dados Qualitativos

Por:   •  18/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivo

Pesquisar dados qualitativos (alteração de cor, estado físico, emanação de gases, formação de precipitado) a fim de verificar a ocorrência de transformações químicas nas substâncias utilizadas.

 

Introdução

A análise qualitativa tem por objetivo identificar os componentes de uma amostra. Assim como a sistematização da separação e análise de cátions e ânions em uma amostra. Essa identificação é feita através de uma reação química em que a substância sob análise é transformada em um novo composto com propriedades características. O enfoque se dá na caracterização da presença de um determinado elemento na amostra, sem uma maior preocupação na determinação das quantidades dos mesmos.

A análise qualitativa pode ser feita de dois modos clássicos:

1) Análise por via sêca – as reações químicas ocorrem sem dissolver a amostra e com a participação do calor.

2) Análise por via úmida – as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa (pesquisa de cátions e ânions).

3)Também para identificação, são utilizados outros métodos, como por exemplo: cromatografia, espectroscopia, polarografia etc.

Na análise por via úmida a amostra a ser analisada é inicialmente dissolvida. A seguir, a solução da amostra é submetida à ação de reagentes específicos, também em solução, para que ocorram reações que permitam a identificação de um íon ou grupo de íons presente na amostra.

A análise por via úmida é de extrema importância no contexto da análise qualitativa e é geralmente precedida pela análise por via seca. A identificação dos componentes da amostra por via úmida é feita de acordo com a Marcha Analítica Sistemática, que consiste na separação de grupos de cátions ou ânions seguidos de isolamento de cada íon para que seja identificado.

Os solventes mais utilizados na dissolução de amostras são; água, ácidos inorgânicos ou mistura de ácidos. Os ácidos inorgânicos mais utilizados são:ácido fluorídrico, ácido clorídrico, ácido Sulfúrico, ácido perclórico, ácido nítrico, água régia.

        Parte experimental.

        

Material:

-estante de tubo de ensaio,

-tubo de ensaio,

-pisseta com água destilada,

-pipeta graduada de 5,0 ml,

-conta gotas,

-pera,

-bécker,

-balão volumético,

.Ragentes:

-solução de cloreto de sódio 0,05 M = M 0,30 g

-solução de ferrocianato de potássio 0,1M = M 1,84 g

-solução de nitrato de prata 0,05M = M 0,42 g

-solução de sulfato de cobre 0,1M = M1,60g

-solução saturada de carbonato de sódio = 14 mg/l M = 0,002

-solução de ácido clorídrico 8,0M = d = 1,18g 37%

-solução de hidroxido de sodio 0,1M =M 0,2g

-solução de cloreto de bário 0,1 M = M 1,04

-paple de alumínio picado

Procedimento

em um balão volumétrico foram adicionado 0,2g de naoh e em seguida foram adicionada 60 ml de água destilada a água foi ajustada no menisco do balão volumétrico formado assim uma solução de hidroxido de sódio.

base de dados para formação da solução.

naoh

MM= 23 +17=40

M = 0,1= x

       40x0,05=0,2  M=0,2g

em seguida foram adicionado 1,04g bacl2 e em seguida foram adicionado 60ml de água destilada para formular a solução a água foi ajustada no menisco de um balão volumétricopara formara solução de cloreto de bário.

bacl2

MM=137+35x2=207

 M=0,1=x

      207x0,05=1,04g

em seguida foram adicionado em um tubo de ensaio 10 gotas de solução de cloreto de sódio 0,05M e em seguida foi adicionado 10 gotas de nitrato de prata 0,05M foi aguardado 10 minutos e notou-se que que ao misturar 10 gotas de nacl junto a nano3 em um tubo de ensaio a solução mudo de cor ficando branca e formando um precipitado.

segundo experimento foi adicionado em um tubo de ensaio 5 gotas de solução de sulfato de cobre 0,1M. em seguida adicionuo-se 10 gotas de hidroxido de sodio 0,1 M. observou-se por 10 minuto e notou-se que houve um precipitado e transformando-se em solido.

terceiro experimento adicionou-se em um tubo de ensaio 1,0 ml de solução saturada de carbonato de sódio e em seguida foram adicionada lentamente gotas de ácido cloridrico 8,0M a solução. e novamente foi esperado o tempo de 10 minutos e notou-se que formou-se uma solução aquosa.

quarto experimento foi adicionado 10 gotas de solução de cloreto de bário 0,1 M , em seguida foi adicionado 5 gotas de solução de ferrocianato de potássio 0,1M foi esperado a reação química e notou-se que formou-se uma solução aquosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com