TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poliacrilamida

Por:   •  5/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

A poliacrilamida e um polímero da acrilamida

Fórmula química – C3H5NO

A acrilamida é um intermediário químico, que apresenta-se como um sólido cristalino de cor branca, usado principalmente na fabricação de polímeros que podem ser modificados para usos específicos, como aditivos para o tratamento da água e efluentes. A acrilamida também é usada em produtos médicos e agrícolas, na clarificação do açúcar de beterraba,em adesivos, estabilizante para tinta de impressão, espessante para pulverização agrícola, entre outros usos. A substância é encontrada na fumaça do cigarro.

A liberação da acrilamida pode ocorrer durante a produção de polímeros de poliacrilamida, permanecendo no coagulante como impureza. A água tratada pode conter acrilamida residual por contaminação da água bruta por outros usos do composto e lixiviação de componentes e produtos a base de acrilamida usados no tratamento, armazenamento e distribuição da água. A acrilamida possui grande mobilidade no ambiente aquoso e lixivia rapidamente para o solo, apresentando maior mobilidade e menor taxa de degradação em solos arenosos, podendo contaminar a água subterrânea. É suscetível à biodegradação em solo e água superficial (8-12 dias). A bioconcentração é improvável, pois a substância é facilmente degradada na água superficial, além de ser muito solúvel em água. O composto pode ser formado em determinados alimentos ricos em carboidratos, cozidos e processados em altas temperaturas, principalmente em produtos a base de batata (batata frita e chips), café, torradas, biscoitos e cereais matinais, mas não se forma, ou forma em níveis muito baixos, em produtos derivados do leite, carnes e peixes.

Não se sabe exatamente em qual temperatura a acrilamida é formada no alimento. No entanto, o composto não foi encontrado em alimentos preparados em temperaturas abaixo de 120ºC, incluindo alimentos cozidos. Os níveis de acrilamida nos alimento variam muito e dependem do fabricante, tempo, método e temperatura do processo de cozimento. Níveis elevados de acrilamida têm sido encontrados tanto em alimentos feitos em casa, como nos pré-cozidos, embalados e processados.

Referência/Sites relacionados

ARISSETO, A.P.; TOLEDO, M.C.F. Acrilamida em alimentos: uma revisão. Braz. J. Food

Technol., v. 9, n. 2, p. 123-134, 2006.

http://www.atsdr.cdc.gov/

http://www.epa.gov/iris/toxreviews/0286tr.pdf

http://www.toxnet.nlm.nih.gov/

http://www.mma.gov.br/conama

http://water.epa.gov/drink/contaminants/basicinformation/acrylamide.cfm

http://www.who.int/foodsafety/publications/chem/acrylamide_faqs/en/

http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/index.asp?Secao=Usuario&usersecoes=28&userassunto=173

http://www.anvisa.gov.br/alimentos/informes/28_020707.htm

http://www.cancer.gov/cancertopics/factsheet/Risk/acrylamide-in-food

http://www.comitepcj.sp.gov.br/download/Portaria_MS_2914-11.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com