TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição

Por:   •  15/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 8

ETEC RAPOSO TAVARES

DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO DE AMOSTRAS SÓLIDAS E DO PONTO DE EBULIÇÃO DE AMOSTRAS LÍQUIDAS

Grupo 04

Amanda Rodrigues Ribeiro

Rodrigo de Moura Santos

Tarcisio Dantas Dias

William José Faria

São Paulo

Maio 2017

Resumo

O presente trabalho descreve experimentos com ênfase didática para determinar o ponto de fusão de substâncias sólidas e o ponto de ebulição de substâncias líquidas. Foram utilizados naftaleno como amostra sólida e álcool isopropílico como amostra líquida.

________________

1. Introdução

O ponto de fusão é a temperatura, com uma variação de até 2ºC para mais ou para menos, na qual uma substância que se encontra inicialmente em estado completamente sólido ou completamente líquido passa a apresentar concomitantemente esses dois estados físicos coexistindo em equilíbrio. O ponto de ebulição é definido como a temperatura, também com uma pequena variação, na qual a pressão do vapor de uma substância iguala-se à pressão atmosférica exercida sobre ela.

O conhecimento de tais temperaturas constitui importante método de identificação e caracterização de diferentes substâncias, daí a necessidade de procedimentos que auxiliem na sua determinação com a maior exatidão possível.

Os conceitos de ponto de fusão e de ponto de ebulição geralmente são aplicados apenas a substâncias puras, pois quando se trabalha com misturas o que se observam são intervalos maiores de variação de temperatura durante os quais ocorre a fusão ou a ebulição. Há ainda os casos de misturas que possuem ponto de fusão mas não possuem ponto de ebulição, as chamadas misturas eutéticas, e as misturas que possuem ponto de ebulição porém não apresentam ponto de fusão, conhecidas como misturas azeotrópicas.

Nos experimentos aqui descritos foi utilizado um termômetro analógico com escala entre -10 e 200ºC para determinar a temperatura do ponto de fusão de uma amostra de naftaleno pulverizado e o ponto de ebulição de uma amostra de álcool isopropílico. Para a determinação dos pontos de fusão e de ebulição as amostras foram aquecidas imersas em banhos compostos por substâncias não inflamáveis e com seus respectivos pontos de fusão e de ebulição maiores do que os das amostras analisadas, pois se assim não fosse o banho mudaria de estado físico antes das amostras, inviabilizando os experimentos.

Adicionalmente, teria sido possível aquecer diretamente as amostras em um béquer ou cápsula de porcelana e nelas introduzir o termômetro, porém para isso seriam necessárias quantidades muito maiores das amostras e a acurácia das observações não seria necessariamente maior.

As quantidades utilizadas das amostras e dos banhos não foram determinadas quantitativamente, havendo apenas a preocupação de utilizar quantidades suficientes para que não houvesse evaporação total, nem das amostras, nem dos banhos, fato que comprometeria a integridade da vidraria aquecida.

Para a determinação do ponto de fusão foi utilizado um tubo capilar de vidro contendo a amostra de naftaleno imerso em um banho de glicerina dentro de um tubo de thiele, desenvolvido pelo químico alemão Johannes Thiele. A forma peculiar desse tubo, que contém uma espécie de braço triangular, possibilita a formação de uma corrente de convecção bem definida, o que permite um aquecimento bastante homogêneo do líquido nele contido. Para otimizar essas correntes de convecção o ideal é utilizar uma quantidade de líquido que não fique nem abaixo nem muito acima do diâmetro da saída superior do braço do tubo. O bulbo do termômetro e o fundo do capilar contendo a amostra de naftaleno devem ficar nivelados um em relação ao outro e posicionados na altura do meio do diâmetro da saída lateral superior, ou seja, dentro da corrente de convecção formada dentro do tubo e o mais longe possível da parte inferior do braço e do fundo, que terão um contato maior com a chama do bico de bunsen.

Para a determinação do ponto de ebulição foi utilizada a metade de um tubo capilar selado em uma extremidade e posicionado com a extremidade aberta no fundo de um tubo de ensaio contendo uma coluna da amostra de álcool isopropílico menor do que o comprimento do tubo capilar, para que o tubo capilar não fosse completamente preenchido pela amostra. Esse espaço livre de amostra no fundo do capilar invertido é necessário para criar o fluxo de bolhas a partir de sua extremidade aberta, o qual permite determinar o momento do início da ebulição.

________________

2. Metodologia e Procedimentos Experimentais

Tabela 1: Materiais e amostras utilizados

Material utilizado

Amostra líquida

Amostra sólida

Almofariz e pistilo

Béquer de 250ml

Bico de bunsen

Elástico de látex

Glicerina

Mufas com garra metálica

Suporte universal

Tela de amianto

Termômetro

Tripé

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com