TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de ciclo-hexano

Resenha: Produção de ciclo-hexano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  337 Visualizações

iclohexano: Propriedades Físicas e Químicas

O ciclohexano (C6H12) é um hidrocarboneto cíclico, líquido incolor e menos viscoso do que a água à temperatura ambiente. Tem uma massa molecular de 84,156 g/gmol. É insolúvel em água e menos denso do que ela (apresenta  = 0,77855 g/cm3). Não é corrosivo. Apresenta um odor acre, é de fácil vaporização e muito inflamável. Quanto à sua toxidade, é menos nocivo do que o benzeno. Tem grande utilidade como solvente para resinas, óleos, graxas, gorduras, tintas, álcool etílico e álcoois superiores, éteres, hidrocarbonetos halogenados e aminas.

Foi sintetizado por Baeyer em 1893 e pouco depois foi separado de frações de petróleo por Markovnikov. Em 1898, Sabatier preparou pela primeira vez o ciclohexano através da hidrogenação do benzeno.

Fabricação do Ciclohexano

Pode ser obtido, como dito anteriormente, por destilação fracionada do petróleo, ou por hidrogenação do benzeno, além de outros meios menos conhecidos ou economicamente inviáveis. No petróleo cru, em geral, o ciclohexano é encontrado em baixas concentrações, da ordem de 0,5 a 1,0 %. Por esse motivo, a fabricação de ciclohexano é realizada em maior escala pela hidrogenação catalítica do benzeno, que é um processo eficiente, com altos rendimentos do produto.

O reator em que se realiza o processo é do tipo contínuo, com leito catalítico formado por uma mistura sólida granular de cerca de 60 % de níquel e 40 % de alumínio. A mistura catalítica é formada por grãos grossos, para facilitar o escoamento dos fluidos através do sistema. A figura 1 ilustra um reator desse tipo

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com