TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recristalização

Por:   •  4/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 4

RESULTADOS E DISCUSSÃO

   A substância escolhida para ser purificada foi o Ácido Benzóico, o qual é parcialmente polar, pois possui um anel aromático, que é apolar. Tem fórmula molecular C6H5COOH e estrutura:

                                     (estrutura do ácido benzóico)

       1. Escolha do Solvente

    Para escolha do solvente mais adequado, utilizou-se algumas substâncias: Água Destilada, Diclorometano, Álcool de Cereais, Álcool Isopropílico, Hexano e Acetato de Etila. O solvente apropriado deveria não reagir com o soluto, solubilizar muito pouco a frio e todo a quente (com a finalidade de formar cristais), possuir baixo custo, entre outros. Os solventes testados e os resultados obtidos encontram-se na tabela abaixo:

Tabela 1: Solubilização do Ácido Benzóico em diferentes solventes

Solvente

Solubilidade a frio

Solubilidade a quente

Formação de cristais

Água Destilada

Insolúvel

Solúvel

sim

Diclorometano

Solúvel

-----

-----

Álcool de Cereais

Solúvel

-----

-----

Álcool Isopropílico

Solúvel

-----

-----

Hexano

Insolúvel

Insolúvel

-----

Acetato de Etila

solúvel

-----

-----



   A solubilidade dos solventes que dissolviam bem a frio não foi realizada, uma vez que ao dissolver a frio não atende ao critério de bom solvente para estabelecer a diferença de solubilidade necessária para a purificação do composto.

        Ao se misturar o Ácido Benzóico com o Diclorometano (figura 2), observou-se que ele se dissolveu completamente à frio, tornando-o inadequado para a técnica; isso aconteceu porque o Diclorometano é um composto predominantemente apolar, e o Ácido Benzóico tem sua parte apolar predominante, dissolvendo-se mais facilmente em moléculas apolares do que em polares. O mesmo aconteceu com o Acetato de Etila (figura 3), que dissolveu o Ácido Benzóico à frio; isso ocorreu pelo fato do Acetato de Etila possuir uma cadeia carbônica, que é apolar, e ao interagir com a parte apolar do Ácido Benzóico, consegue dissolve-lo mesmo à frio. Com o Álcool Isopropílico (figura 4) e o Álcool de Cereais (figura 5), a dissolução ocorre ainda mais facilmente, pois além de possuírem cadeia carbônica (apolar), ainda possuem hidroxila presente em suas estruturas, podendo interagir com o Ácido Benzóico por meio de uma ligação de hidrogênio.

      No caso do Hexano (figura 6), observou-se que não dissolveu nem à frio e nem a quente; isso aconteceu porque o Hexano é apolar e não possui grupo para interagir com o COOH do Ácido Benzóico. A única interação que eles têm são entre os grupos apolares, C6H5 para o Ácido Benzóico e C6H14 para o Hexano. Porém essa interação é bastante fraca, do tipo Dispersão de London, de forma que não dá para dissolvê-lo bem; além do que, o Hexano é um composto altamente inflamável, não se encaixando assim nos critérios de solvente adequado.
    De acordo com a tabela, observa-se que a Água Destilada (figura 7) foi o melhor solvente para o Ácido Benzóico, pois dentre todas as substâncias utilizadas, foi a única a dissolver apenas a quente; mesmo a Água podendo fazer ligação de hidrogênio com o Ácido Benzóico, ela não consegue dissolvê-lo à frio. Ao ser esquentado o sistema, consegue dissolvê-lo completamente. Isso acontece porque após o aquecimento, as moléculas ficam mais agitadas e, assim, criam-se espaços vazios entre elas, sendo este espaço utilizado para a dissolução do soluto. Além disso, a Água se encaixa nas características de solvente adequado como baixo custo, toxicidade e inflamabilidade nulas e ponto de ebulição menor que o de fusão do Ácido Benzóico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com