TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saponificação

Por:   •  20/10/2015  •  Artigo  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2


Introdução


Os sabões são produtos da reacao de saponificação. Nesta são usados óleos ou gorduras, que consistem na associação de uma molécula de glicerol com três unidades de ácidos carboxílicos, formando esteres de glicerol (triglicerídeos). Assim a hidrólise com solucao alcalina concentrada e quente forma sais de ácidos carboxílicos (os sabões) e o álcool glicerol, figura 1. (http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/praticas_lipidios/saponificacao.htm)

Figura 1. Reação de saponificação com NaOH

[pic 1]

Entretanto, não apenas o hidróxido de sódio é usado como base, mas também o hidróxido de potássio. Os sabões produzidos por cada base são diferentes

Na fabricação de sabões e detergentes entre outros produtos de limpeza, o KOH uma base forteé usado em virtude de conferir maior consistência e menos rigidez aos sabões, aumentando assim sua solubilidade. Salienta-se ainda que sabões produzidos a partir do óleo de côco contém alta quantidade de ácidos graxos de 6 a 14 carbonos. Estes por sua vez retem muito mais glicerol do que aqueles ácidos graxos com mais carboinos. Sabe-se então que gliceróis apresentam grande solubilidade em água logo, os sabões formados pela saponificação de óleos de côco são mais solúveis por apresentarem mais gliceróis em sua estrutura.http://issuu.com/henrysilva8/docs/o_processo_de_sapinifica____o_-_car

A molécula do sabão consiste em uma longa cadeia de átomos de carbono e hidrogênio (branco e preto) com átomos de sódio e oxigênio (azul e vermelho) em uma de suas pontas, a solução salina vem com o intuito de permitir que este sódio não cesse, pois ele é necessário para formulação da molécula que atuará na diminuição da tensão superficial da água.

        É importante observar que sabões pobres são aqueles com uma cadeia apolar pequena, como por exemplo acetato de sódio e propionato de sódio, o que não os proporciona uma boa interação com a gordura presente nas superfícies que serão limpas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (67.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com