TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sdsdsdsdsds

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 9

Aluna: Juliana Alves de Souza

Atenção: Existem os resumos ao final de cada item no livro de Princípios de Bioquímica de Lehninger – Quinta edição.

01) Explique os fundamentos celulares; químicos; físicos e genéticos para a bioquímica .

02) O que são metabólitos primários e metabólitos secundários?

03) Definir o que são biomoléculas e apresentes exemplos (uma) para cada umas dessas moléculas.

05) Explique com os solutos podem afetar as propriedade da água e faça uma analogia com o interior celular. p51

06) Explique o que é osmose e qual a importância da mesma para a manutenção do “funcionamento” celular? p52

07) Como o armazenamento de energia nas células pode influenciar a pressão osmótica? P52

08) Explique eu papel da água com reagente nas reações biológicas: formação de ATP. Qual o tipo de reação é essa? p65

09) Qual a função biológica das proteínas?

10) O que são os aminoácidos essenciais? Como a classificação pelo grupamento R, pode ajudar a compreender a bioquímica desses compostos? p74

11) Qual a diferença funcional (aplicada a bioquímica celular) entre peptídeos e proteínas? p82

12) Explicar o que é função proteica?

13) Como sequencias de aminoácidos podem fornecer importantes informações bioquímicas? P102

14) A atividade enzimática pode ser afetada por diversos fatores como por exemplo: pH, temperatura, íons metálicos, etc. Baseado nessa afirmação, explique em detalhes (considerar a estrutura e função proteica), como a temperatura pode afetar a atividade das enzimas?

15) Explique o que é o dobramento de proteínas. Qual a finalidade desse processo? p142

16) Quais as funções biológicas (três) do carboidratos para a bioquímica celular?

17) Analise a seguinte afirmação: “Durante os processos de síntese e metabolismo de carboidratos, os intermediários não são os próprios açúcares, mas os seus derivados fosforilados”. Explique essa afirmação.p241

18) Alguns polissacarídeos possuem funções de estocagem de energia e estrutural. Nesse contexto algumas peculiaridades estruturais como, a configuração das ligações glicosídicas podem influenciar nessas funções. Dessa forma explique em detalhes essa afirmação.

19) O que é a glicobiologia e como ela pode auxiliar nos estudos bioquímicos? p257

Respostas :

Questão 01

        A bioquímica é responsável por estudar todos os processos químicos que acontecem dentro do organismo de um ser vivo, sendo assim é responsável por estudar a estrutura molecular e funções metabólicas das células. Dentro desses aspectos podemos dividir a bioquímica em algumas subáreas, são elas os fundamentos celulares, físicos, químicos e genéticos.

        Em relação ao fator celular podemos exemplificar que a bioquímica ajuda a entender a composição das moléculas das células do ser vivo, ajuda também a entender em quantos tipos de tecidos são divididos, e de como é feita a composição molecular das células, e quais os tipos de nutrientes que as compõe, como proteínas, aminoácidos, DNA entre outros.

        No fator físico podemos citar as reações físicas que acontecem dentro da célula, como as reações exergônicas onde ocorre a liberação de energia e as reações endergônicas onde ocorre a absorção de energia, em geral o fator físico nos mostra como funciona o processo energético e funcional de todos os componentes celulares.

        No fator genético podemos citar a o estudo das deficiências enzimáticas que acontecem no organismo do ser vivo, e a partir do mesmo podemos entender como isso altera o metabolismo, e também como essa mutação pode trazer heranças hereditárias de geração para geração.

Questão 02

Podemos definir os metabolitos primários como os compostos orgânicos essenciais para a célula de todos organismos vivos, eles são responsáveis pelo crescimento, reprodução e desenvolvimento dos mesmos. Os principais metabolitos primários são os Lipídios, as Proteínas, Carboidratos e Ácidos nucleicos.

Os metabolitos secundários são compostos orgânicos que não estão totalmente ligados ao desenvolvimento da célula como papel principal, como acontece no caso dos primários. Apesar de não terem papel tão importante na vida celular eles têm função importante na vida dos organismos que os produzem, que também não são todos os organismos vivos, os metabolitos secundários têm sua produção limitada a organismos pertencentes de um mesmo gênero ou espécie.

Questão 03

As biomoléculas são as moléculas que estão presentes na composição celular e geral de um organismo vivo ou não vivo também, tem como base de sua estrutura moléculas de carbono. Podemos dividir as biomoléculas em duas categorias; as biomoléculas inorgânicas que estão presentes nos materiais que não possuem vida, as quais podemos citar a água e os sais minerais, e as biomoléculas orgânicas que estão presente nos seres vivos, das quais as mais importantes são os Carboidratos, Proteínas, Ácidos Nucleicos e Lipídios.

Questão 05

        Os solutos são muito importantes na vida celular, são eles responsáveis pelo funcionamento osmótico da célula, para que ocorra o processo de osmose dentro de uma célula, é preciso que a água passe de uma região onde a concentração de soluto é menor, chamado de meio hipotônico, através de uma membrana semipermeável para uma região onde a concentração de soluto é maior, conhecido como meio hipertônico, para assim atingir a estabilidade ou mesma concentração nos dois meios, atingindo assim o estado isotônico.

        Questão 06

        

A osmose é responsável por controlar a concentração de sais em todos os tipos de células vivas, esse processo se dá pela pressão do vapor dos líquidos envolvidos que é controlada pela quantidade de soluto no solvente. A osmose é importante na ajuda do transporte de nutrientes para nossas células, e na remoção dos resíduos que sobram. Sem o processo osmótico seria complicado para nosso organismo expulsar as impurezas e substâncias tóxicas e manter a corrente sanguínea o mais pura possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com