TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soluções padrão na titrimetria

Tese: Soluções padrão na titrimetria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 4

1. TEORIA

1.1 Soluções padrão na titrimetria

Soluções padrão são aquelas que têm a concentração bem conhecida. São usadas para titular soluções problema. Titular significa determinar a concentração (ou título).

Soluções padrão podem ser obtidas de duas formas:

a) Pesando com precisão e exatidão uma massa de substância pura, dissolvendo-a e diluindo a um volume bem conhecido, usando um balão volumétrico. Com a massa exata e volume exato, calcula-se a concentração exata. Neste caso, a substância é chamada padrão primário. Um padrão primário deve ser puro, de fórmula química bem definida, estável, não higroscópico, para que a concentração da solução possa ser determinada a partir da massa.

b) Quando a substância não tem essas características, prepara-se uma solução com concentração aproximadamente do valor que se quer e depois faz-se a padronização. A padronização pode ser feita de duas formas:

1.ª) usando massas bem conhecidas de um padrão primário, que reaja quimicamente com aquela solução;

2.ª) usando uma outra solução, que seja padrão e reaja com a solução que se quer padronizar.

Soluções padrão de NaOH são usadas para titular soluções ácidas como vinagre, ácido clorídrico. suco de limão, etc..., com as quais reagem quimicamente. O tipo de reação é de neutralização ácido-base, que pode ser representada pela equação química:

H3 0+ + OH- -> 2H20

A técnica de análise quantitativa que utiliza este tipo de reação, é chamada de titrimetria (ou titulometria ou volumetria) ácido-base ou de neutralização.

A concentração de ácido da solução problema é determinada medindo o volume da solução de NaOH padrão, consumido para neutralizar um volume conhecido da solução ácida.

1.2 Preparação de solução padrão de NaOH

SERÁ PREPARADO PELA TECNICA

Cada grupo prepara uma solução 0,1 mol/l de NaOH .Como o NaOH não tem características de padrão primário, a concentração exata dessa solução deve ser determinada por meio da padronização.

1.3 Padronização da solução de NaOH

A padronização é feita usando um padrão primário: o biftalato (ou ftalato ácido ou hidrogenoftalato) de potássio (representado por BFK). É um sal do ácido ftálico, com um dos átomos de hidrogênio não ionizado, que pode reagir com OH-.

Massas bem conhecidas desse sal são dissolvidas em água destilada e as soluções resultantes são tituladas com a solução de NaOH a ser padronizada.

Representando o ânion biftalato por Ar(COOH)(COO-), em que Ar significa anel aromático, a sua reação com OH- pode ser escrita como:

Ar(COOH)(COO-) + OH- ------ Ar(COO-)(COO-) + H20

NOTA: Pela equação química anterior, pode-se perceber uma grande vantagem de usar o BFK como padrão, pois o, H+ que vai reagir com o OH- está associado a uma grande molécula e, na forma sólida, com o cátion K+, tendo por isso uma massa molar muito grande. Ou seja, para pesar uma pequena quantidade de H+, pesa-se uma massa muito maior de BFK, o que reduz muito o erro relativo da pesagem.

PROCEDIMENTO

PREPARAR o NaOH

- Pesar cerca de 1 g de NaOH em um béquer , dissolver com água destilada e completar para 250 ml com água destilada, usando o balão volumétrico.

PADRONIZAÇÂO DO NaOH

1)Pesar 0,4 g ,em papel manteiga, ANOTAR A MASSA EXATA COM TODAS AS CASAS DECIMAIS de BFK e transferir para um erlenmeyer. Lavar o papel manteiga com água usando a pisseta para que todo BFK seja arrastado.

2)Dissolver o sal com cerca de 20-30mL de água destilada. Colocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com