TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulaçao

Por:   •  13/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Adriana da Costa

TITULAÇÃO ÁCIDO - BASE

CAMPO GRANDE – MS

2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Química tecnológica de engenharia civil

TITULAÇÃO ÁCIDO - BASE

Relatório apresentado como exigência da disciplina de Química tecnológica de engenharia civil para fins de relatar os experimentos feitos em laboratório.

Orientador:

Autora: Adriana da Costa

Campo Grande - MS

Maio de 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

04

OBJETIVO

04

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

05

RESULTADOS E DISCUSSÃO

06

CONCLUSÃO

08

BIBLIOGRAFIA

09

INTRODUÇÃO

A análise ácido-base de uma solução de concentração desconhecida é geralmente feita por um procedimento conhecido como titulação. Na titulação de uma solução de um ácido de concentração desconhecida, um volume medido do ácido é adicionado a um frasco e um titulante, uma solução de concentração conhecida como base, é adicionada com uma bureta até o ponto de equivalência, que é o ponto onde números iguais de equivalência de ácido e base foram adicionados. (RUSSELL, 2006).

O ponto de equivalência é em geral indicado pela mudança de cor de um indicador adicionado antes do inicio da titulação. O pH próximo ao ponto de equivalência muda rapidamente com adição de pequenas quantidades de titulante; assim, uma nítida mudança de cor fornece a indicação clara do ponto de equivalência. (RUSSELL, 2006).

Observe que, em titulações ácido-base, o ponto de equivalência não ocorrem necessariamente em pH 7, isto significa que deve ser escolhido um indicador adequado antes de ser iniciada a titulação. (RUSSELL, 2006).

Como a Fenolftaleína, um composto orgânico usado como indicador ácido-base. O composto é incolor em solução ácida e rósea em solução básica (com a transição de cores ocorrendo por volta de pH 9). (RUSSELL, 2006).

 Podem considerar-se quatro tipos de titulações: ácido forte/base forte; ácido fraco/base forte; ácido forte/ base fraca e ácido fraco/ base fraca. (INFOPÉDIA)

O ácido clorídrico, considerado um ácido forte, vem da dissolução do gás cloreto de hidrogênio em água. Ele é usado em laboratório, em indústrias, na forma impura em produtos de limpeza de pisos com o nome de ácido muriático e é um dos componentes do suco gástrico do estômago. ( FOGAÇA).

Já o hidróxido de sódio (NaOH) ,considerado uma base forte, também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria ,principalmente como uma base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo. É produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio. É utilizado em reações químicas por sua alta reatividade. (ALVES) 

Devido a suas funções a titulação é considerada importante tanto na área da indústria com alimentos como da indústria farmacêutica.

 

OBJETIVO: - Determinar a massa molar da substância em análise.

04

PROCETIMENTOS EXPERIMENTAIS:

Reagentes e Materiais Utilizados:

  • HCl 0,1M (Ácido clorídrico);
  • NaOH (Hidróxido de sódio);
  • Indicador fenolftaleína;
  • Água;
  • Três erlenmeyer de 250 mL;
  • Um béquer (bécker) de 40 mL;
  • Bureta;
  • Pipeta volumétrica;

Procedimentos

Em um erlenmeyer de 250 mL foi adicionada:

- 10 mL de uma solução de HCl (0,1M?) utilizando uma pipeta volumétrica de 10 mL;

- 25 mL de água e três gotas do indicador fenolftaleína.

Uma bureta foi preenchida com solução de NaOH 0,1542M observando o menisco.

Em seguida, o NaOH da bureta foi gotejada no erlenmeyer, com a solução de HCl, até a solução mudar de cor anotando a quantidade de NaOH que foi utilizada.

Essa operação foi repetida mais duas vezes.

05

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No total foram feitos três vezes o experimento, obtendo o seguinte resultado mostrado na tabela1.

Tabela 1. Quantidade de volume de NaOH utilizado em cada erlenmeyer no momento que muda de cor.

Erlenmeyer

Volume (mL)

8.0

7.9

7.9

Média

7.9333

O Ponto Final da Titulação também pode ser determinado através da chamada Curva de Titulação ou Curva de Neutralização, uma representação gráfica dos valores do pH em função do volume de titulante adicionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com