TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação

Resenha: Titulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Resenha  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.1 Saponificação

Primeiramente, filtrou-se o óleo. O processo foi feito com palha de aço, onde a mesma foi disposta em um funil e sucessivamente colocou-se o óleo de forma que a palha de aço realizasse a filtragem dos resíduos sólidos.

Após a filtragem do óleo, a água foi aquecida a 70º C. Antes de levantar fervura, foi retirado do fogo para receber lentamente a soda cáustica. Depois de misturados, os dois ingredientes foram misturados até a completa homogeneização. Acrescentou-se em seguida ao óleo de cozinha usado. A mistura foi homogeneizada até tornar-se mais espessa.

Durante o preparo, foi acrescentado um pouco de sabão em pó (à critério 1g), que ajudou na formação de espuma. Juntamente com o sabão em pó foi acrescentado detergente (2 mL) para conferir melhor maciez. O produto permaneceu em contínua homogeneização por mais 30 a 45 minutos, até que a mistura ficasse um pouco mais grossa.

Depois de pronto, o produto foi enformado e verificou-se o pH.

4.2 Biodiesel

Inicialmente, pesou-se 1,5 g de NaOH na balança analítica em um béquer de 100 mL. Adicionou-se a esta quantidade o mínimo de H2O destilada possível, somente o suficiente para dissolver o NaOH.

Foi adicionado 35 mL de etanol ao béquer e agitar a mistura até total homogeneização. Mediu-se 100 mL de óleo vegetal e adicionou-se a um erlenmeyer de 250 mL.

Adicionou-se ao erlenmeyer a solução de etanol + NaOH obtida na etapa anterior e colocou-se na chapa de agitação mecânica, fazendo a separação por diferença de densidade.

Com o auxílio de um béquer, adicionou-se 50 mL de água e 20 mL de álcool etílico ao sistema de separação contendo a mistura de biodiesel e glicerina, mexendo cuidadosamente até que a mistura fosse separada em duas fases distintas (glicerina e biodiesel).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com