TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação

Projeto de pesquisa: Titulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Na química analítica existem duas técnicas básicas e fundamentais para o calculo da acidez e da medição do volume de uma solução. Algumas dessas técnicas são: acidimetria e volumetria. E de muita importância realçar que essas medições são realizadas por via úmida.

Uma das técnicas volumétricas mais utilizadas E a titulação, onde que E basicamente a determinação do volume de uma solução que reage com uma outra na qual a segunda solução E colocada em uma bureta e adicionada a primeira que encontra-se num erlenmeyer. Existe uma diversidade de titulação, mas a mais comum e a que será aqui relatada E a titulação acido/base realizada em laboratório entre uma base forte(NaOH) e um acido forte (HCl) e entre a mesma base e o acido acético (CH3COOH) que E o acido encontrado no vinagre proveniente da fermentação do vinho.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

A volumetria ou analise volumétrica E também chama de titrimetria ou analise titrimetrica. “ O termo analise volumétrica foi usado para denominar essa modalidade de determinação quantitativa, mas, hoje, prefere-se a expressão analise titrimetrica.”(VOGEL, 2008, p. 174)

Obs: colocar o paragrafo abaixo em recuo:

“O termo analise volumétrica refere-se a analise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração E conhecida com exatidão, necessário para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contem a substancia a ser analisada. A solução cuja concentração E conhecida com exatidão E chamada de solução padrão ou solução padronizada [...]”(VOGEL, 2008, p. 174)

Essa processo E conhecido como titulação na qual a solução padrão E colocada numa bureta e adicionada a outra solução de forma lenta(gota a gota) a te se atingir o ponto de viragem.

“A solução padronizada E normalmente adicionada com a ajuda de um tubo longo graduado chamado bureta. A operação de adição da solução padronizada ate que se complete a reação E chamada de titulação.”(VOGEL, 2008, p. 174).

Apesar de serem técnicas relativamente antigas, elas representam ainda economia e confiabilidade nos laboratórios mais modestos, podendo perfeitamente ser utilizadas na identificação da grande maioria de agentes químicos em diversas situações.

Numa titulação, a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. As Reações devem simples e com estequiometria conhecida, rápidas e apresentar mudanças químicas ou físicas (pH, temperatura, condutividade), principalmente no ponto de equivalência.

Acidimetria

Acidimetria é uma definição dada para a medida da concentração de um acido numa determinada substância de concentração desconhecida, mas expressa em valores mais específicos, pois temos os indicadores que como o próprio nome diz indicam a natureza da substancia se ela é acida ou alcalino-básica.

O método pelo qual é realizada essa medição acidimétria é chamado de titulação. Quando usamos o método da titulação para determinar a acidimetria estamos usando um método quantitativo (quantidade):

A titulação serve precisamente para determinar quantidades de substâncias, e não a sua constituição – exemplo: determinando a quantidade ou concentração de um ácido cuja sua concentração é desconhecida, mas se o ácido em si não tiver nomenclatura esse método não abrange essa descoberta.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »