TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação

Projeto de pesquisa: Titulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A titulação titulometria é um método de análise quantitativa, cujo objetivo é determinar a concentração de um ácido e uma base em uma solução. Quando a substancia de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.

A titulação é uma operação feita em laboratório e pode ser realizada de várias maneiras. Para a realização do experimento, é necessária a utilização de um indicador que mostrará qual é o ponto em que a solução ácida ou básica tenha sido neutralizada. O indicador utilizada na aula prática foi a Fenolftaleína. A cor da solução muda ao ser usando esse indicador e passa de incolor quando em meio ácido para uma solução rosa quando em meio básico.

Objetivo

O objetivo da aula foi determinar a concentração de ácido acético em um vinagre comercial e comprovar se a concentração que foi informada no rótulo é a encontrada no experimento.

Material e Método

Para a realização dessa aula, foram utilizados os seguintes materiais:

Erlenmeyer

Bureta

Pipeta

Vinagre comercial

NaOH

Fenolftaleína

Suporte

Primeiramente, em um erlenmeyer, foi adicionado 35mL do vinagre com a utilização de uma pipeta graduada. Após, foram adicionadas 3 gotas do indicador de fenolftaleína. Posteriormente, foi colocada uma quantidade de 50mL de NaOH com concentração de 1 mol/L na bureta e essa solução foi gotejada para dentrdo do erlenmeyer com vinagre. Depois, foi observado o ponto de mudança de coloração de incolor para rosa e, em seguida, foi interrompido o processo de gotejar o NaOH na solução com vinagre. Logo após, foi realizada a análise dos dados obtidos.

Resultados

Foi necessária uma quantidade de 22 mL de NaOH com concentração de 1 mol/L para que houvesse a mudança de coloração. Essa mudança indica que o ácido acético reagiu com o NaOH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com