TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação

Resenha: Titulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Para determinar se uma solução é ácida ou básica são utilizadas, titulações ácido-base em que um indicador colorido é usado. Entretanto há momentos em que esse tipo de titulação não é adequado ou por não existir uma cor associada ou não ter alteração na cor ou quando o título é desconhecido. Em tais casos, o potenciômetro é utilizada, a leitura do ph (titulado) é feita cada vez que se adiciona uma fração do titulante.(BROWN, 2005) O ph define-se por: pH = –log[H3O+] (CREMASCO, 2014)

Um medidor de pH consiste em dois eléctrodos: um eléctrodo de vidro, que é sensível à concentrações de ions de hidrogênio em solução, e um elétrodo de referência. A referência do eletrodo é muitas vezes um electrodo de calomelano, que fornece um potencial constante (E ° = 0,24 V em relação ao elétrodo padrão de hidrogénio).(BROWN,2005)

A titulação por potenciômetro permite medir o pH ao longo da titulação e traçar a curva de titulação.(CREMASCO, 2014) O potencial do eletrodo indicador é utilizado para acompanhar a variação de concentração de uma substancia iônica envolvida em uma reação e assim determinar o Ponto de Equivalência. (BROWN,2005)

As conclusões resultantes do experimento de titulação realizado foram correspondentes com a teoria aplicada no experimento. No resultados obtidos foram a concentração de ácido (HCl) e a concentração real da base (NaOH) utilizada na titulação. A concentração de HCl corresponde a 0,3872 mol/L e a concentração da base corresponde a 0,4 mol/L. Esses resultados foram obtidos por métodos experimentais já explicados que continham diversos erros, entre esses estavam o descalibramento do Phmetro, os erros de volume observados na bureta (erro humano e instrumental), microbolhas presentes na bureta e erros de registros de tempo. Porém o experimento correspondeu aos seus objetivos experimentais e científicos, apesar de seus resultados não estarem estritamente precisos, ou seja, sem determinação de erro matemático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com