TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

O experimento que realizamos em laboratório, a titulação volumétrica ácido-base, colocado uma solução base na bureta, no erlenmeyer colocamos a solução acida e adicionamos gotas do indicador, vagarosamente abrimos a bureta para ir adicionando a solução base na solução acida, tomando cuidado de não parar de girar o erlenmeyer, sempre observando a coloração da solução para não passar o ponto de coloração demonstrado pelo professor, e assim não perder o ponto de viragem.

OBJETIVO

O experimento realizado tem como objetivo mostrar na pratica o que aprendemos em sala de aula referente à reação ácido-base em meio aquoso, observar a reação de neutralização por meio da titulação volumétrica, tal como observar o ponto de viragem da titulação, acompanhando atentamente a mudança de coloração da solução, que passará do incolor para uma coloração rosa como a que foi apresentado previamente pelo professor.

INTRODUÇÃO

Para realizar uma titulação, usamos uma solução com uma concentração conhecida, para assim determinar a concentração de outra solução. Quando há a necessidade de determinar a concentração em mol/L de alguma solução, normalmente é utilizada a técnica de análise volumétrica conhecida como titulação, ou titulação ácido-base. A realização desse método é dada colocando para reagir uma solução de concentração conhecida, que denominamos titulante, com uma solução que não conhecemos sua concentração, que é denominamos como titulado. Quando uma dessas soluções é uma base, a outra é um ácido. A reação que ocorre entre os dois é conhecida como neutralização, pois normalmente o pH ficar neutro ou muito próximo disso, isto é equivalente a um pH igual a 7. Com a reação de um ácido com uma base são formados água e um sal. O que estamos aprendendo é equacionar esse tipo de reação. Para realizar a titulação utilizamos um indicador ácido-base, neste experimento utilizamos a fenolftaleína, utilizada para observar quando a reação está completa, ou seja, quando ela atinge o ponto de viragem ou ponto equivalência. Conseguimos observar quando isso acontece e assim parar a reação, pois a cor da solução sofre uma brusca mudança devido ao uso do indicador ácido-base, devido a variação do pH. Porem o ponto de equivalência nos dá a indicação do fim da titulação, mas os volumes das soluções que utilizamos nem sempre tem como resultado uma solução neutra (pH igual a 7).

MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais e reagentes

Pipeta de 20ml;

Erlenmeyer de 250ml;

Bureta de 50ml;

50ml de solução NaOH 1,0 mol L-1;

Suporte universal;

2 garras;

20ml de vinagre claro;

Solução de fenolftaleína.

Procedimento experimental

Primeiro passo o professor com ajuda de seus auxiliares nos apresentou os matérias que iriamos utilizar e os reagentes que deveriam ser utilizados para o nosso experimento. Fomos orientados a iniciar o procedimento. O primeiro passo foi preencher a bureta, tomando cuidado para não formar bolhas, e ajustar o menisco (“A superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco” (Líria Alves, http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/de-olho-no-menisco.htm)). Com o auxilio de uma pipeta colocamos 20ml de vinagre no erlenmeyer, adicionamos 3 gotas da solução indicadora (fenolftaleína). Realizamos uma nova conferencia no menisco que estava como o professor nos indicou, iniciamos a titulação, abrimos a torneira da bureta e deixamos a solução de NaOH pingando gota a gota no erlenmeyer onde havia o vinagre e a fenolftaleína. Com o erlenmeyer era feito movimento circulares para homogeneizar as soluções, e ficamos observando atentamente para não passar do ponto e atingir a coloração rosa que o professor nos tinha mostrado anteriormente.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Com a realização deste experimento conseguimos visualizar na pratica o aprendemos, sobre titulação e preparação de soluções, e também como utilizar os a solução indicadora (fenolftaleína) que possibilitou uma visualização do ponto de viragem da solução.

O resultado foi excelente, pois conseguimos deixar a solução com a coloração exata que o professor havia nos apresentado. Algo muito importante neste tipo de atividade é o trabalho em equipe e a possibilidade de visualizar e participar de experimento descoberto há muito tempo e ver como ainda são eficazes.

CONCLUSÕES

“A titulação envolve determinar a concentração em mol/L de uma solução por meio da sua reação de neutralização (reação ácido-base) com outra solução que possui concentração conhecida.” (Jennifer Rocha Vargas Fogaça, http://www.alunosonline.com.br/quimica/analise-volumetrica.html).

Através da realização do experimento pode-se observar a importância da titulação volumétrica, quando se pretende identificar a concentração de uma solução. A titulação é um procedimento muito importante para quando houver a necessidade de se criar uma reação de neutralização ou quando houver a necessidade de verificar a escala de pH. Foram necessário adicionar 13,8ml da solução de NaOH 1,0 mol L-1 que havia na bureta através de gotejamento dentro erlenmeyer onde havia o vinagre e a fenolftaleína, para chegar ao ponto de viragem e assim atingirmos a coloração exata, que o professor havia nos apresentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (235.6 Kb)   docx (227.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com