TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tugstenio

Artigo: Tugstenio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

Tungstênio

O tungstênio (português brasileiro ) ou tungsténio (português europeu ) (também conhecido como volfrâmio ou wolfrâmio ) é um elemento químico de símbolo W e número atômico 74 .

Um metal de cor branco cinza sob condições padrão , quando não combinado , o tungstênio é encontrado na natureza apenas combinado com outros elementos . Foi identificado como um novo elemento em 1781, e isolado pela primeira vez como metal em 1783 . Os seus minérios mais importantes são a volframita e a scheelita .O elemento livre é notável pela sua robustez , especialmente pelo fato de possuir o mais alto ponto de fusão de todos os metais e o segundo mais alto entre todos os elementos ,a seguir ao carbono . Também notável é a sua alta densidade , 19,3 vezes maior do que a da água , comparável ás do urânio e ouro , e muito mais alta (cerca de 1,7 vezes ) que a do chumbo . O tungstênio com pequenas quantidades de impurezas é frequentemente frágil e duro , tornando –o difícil de trabalhar .Contudo , o tungstênio muito puro é mais dútil , e pode ser cortado com uma serra de metais .

A forma elementar não combinada é usada sobretudo em aplicações eletrônicas .As muitas ligas de tungstênio têm numerosas aplicações , destacando-se os filamentos de lâmpada incandescentes , tubos de raios X (como filamento e como alvo ), e superligas . A dureza e elevada densidade do tungstênio tornam-no útil em aplicações como projéteis penetrantes .Os compostos de tungstênio são geralmente usados industrialmente como catalisadores .

O tungstênio é o único metal da terceira série de transição que se sabe ocorrer em biomoléculas , usadas por algumas espécies de bactérias . É o elemento mais pesado que se sabe ser usado por seres vivos . Porém , o tungstênio interfere com os metabolismos do molibdênio e do cobre , e é algo tóxico para a vida animal .

Características

Propriedades físicas

O tungstênio na sua forma impura é um metal de cor branca a cinza ,frequentemente frágil e difícil de trabalhar , mas quando puro , pode ser facilmente trabalhado . Pode ser cortado com uma serra de metais , forjado , trefilado , extruído ou sintetizado . Dentre todos os metais na forma pura , o tungstênio tem o mais alto ponto de fusão ( 3 422 °C ) , a menor pressão de vapor e (a temperatura acima de 1 650 °C )a maior resistência à tração . Apresenta o menor coeficiente de expansão térmica entre todos os metais puros . A pequena expansão térmica e os elevados pontos de fusão e resistência do tungstênio devem-se a ligações covalentes fortes formadas entres átomos de tungstênio pelos elétrons .A ligação de pequenas quantidades de tungstênio com o aço aumenta muito a resistência deste último .

O tungstênio , quando exposto ao ar , forma na sua superfície um óxido (sempre trióxido de tungstênio , WO3) protetor quando formado entre os 327 e os 400 °C , porém pode ser oxidado em alta temperatura .

Propriedades químicas

O tungstênio elementar é resistente ao ataque de ácidos, bases e oxigênio .O estado de oxidação mais comum do tungstênio é +6 , porém exibe todos os estados de oxidação desde -2 até +6 .A combinação típica do tungstênio é com oxigênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com