TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Éteres

Tese: Éteres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Tese  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

Os éteres são substâncias que tem dois grupos orgânicos ligados ao mesmo átomo de oxigênio

Os grupos orgânicos podem ser alquila, arila ou vinila e o átomo de oxigênio pode fazer parte de uma cadeia linear ou de um anel.

Têm fórmula geral R-O-R, quando os dois grupos orgânicos são idênticos e são chamados de éteres simétricos. Podemos também ter fórmula geral R-O-R, quando os dois grupos orgânicos são diferentes e são chamados de éteres assimétricos.

Os éteres são de extrema leveza e volatilidade e têm numerosos fins para a medicina e a indústria. São muito usados como solventes, anestésicos, emolientes, antissépticos, etc.

Um éter bastante conhecido é o éter diélitico, muito usado como solvente e anestésico. Outros éteres muito utilizados são o anisole, um éter aromático com um odor agradável usado em perfumes e o tetraidrofurano (THF), muito utilizado como solvente.

Os ésteres possuem grande importância na indústria de alimentos. Formam as essências, que são derivados de ácidos e álcoois de cadeia curta. Na indústria de alimentos imitam o sabor e o aroma de frutas. Por este motivo são chamamos de aromatizantes que são usados em doces, balas, sorvetes, sucos artificiais, etc. O éter mais conhecido é o éter comum, ou etóxietano ou ainda éter dietílico. Ele é encontrado em farmácia e hospitais. É um líquido muito volátil, com ponto de ebulição em torno de 35°C, muito inflamável, incolor e com odor característico. Pode ser utilizado como solvente de graxas, óleos, resinas e tintas.

Passou a ser usado, como anestésico por inalação, em 1842. Provocava grande mal estar nos pacientes após a anestesia e foi então substuído por outros anestésicos.

Nomenclatura dos éteres

O nome usual de um éter é criado usando-se os nomes dos dois grupos orgânicos em ordem alfabética após o prefixo éter, e adicionando o sufixo ico.

Na nomenclatura dos éteres, é usado o nome de classe éter ou o prefixo alcoxi, por exemplo, o éter dielitico pode ser chamado de etóxietano e o éter metil t-butílico pode ser chamado de 2- metil-2 metoxipropano.

Os éteres cíclicos podem receber nomes de várias maneiras. Uma maneira simples é utilizar a nomenclatura de substituição, na qual relacionamos o éter cíclico ao sistema de anel do hidrocarboneto correspondente e utilizamos o prefixo oxa - para indicar que um átomode oxigênio substitui um grupo CH2. Em um outro sistema, um éter cíclico de três membros recebe o nome de oxirano e um éter de quatro membros recebe o nome de oxetano. Vários éteres cíclicos simples recebem nomes comuns.

Nomenclaturas

Oxaciclopropano /Oxaciclobutano

Oxaciclopentano/Dioxacicloxano

Estrutura e propriedades

Os éteres podem ser vistos como delicados orgânicos da água em que os átomos de hidrogênios, H-O-H, foram substituídos por grupos orgânicos R-O-R. Como consequência, a geometria dos éteres é muito semelhante à da água. As ligações R-O-R apresentam um ângulo de ligação próximo ao tetraédrico (112 no éter dimetílico) e o oxigênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com