TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos Aula 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Por:   •  14/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Introdução:

De acordo com a pesquisa realizada, serão apresentados dois textos ligados ao direito à saúde e ao direito ao meio ambiente. Destacando também à respeito da titularidade e a geração de direitos humanos, além de uma breve apresentação sobre a evolução dos direitos fundamentais, como os direitos foram criados e consagrados, e como são vistos atualmente em nossa sociedade.

Desenvolvimento:

Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”

A titularidade refere-se ao direito individual, direito coletivo e direito difuso, que são direitos garantidos pela constituição brasileira. O direito individual assegura a população, sua integridade física e moral. O direito coletivo assegura aos direitos dos indivíduos, em grupos garantidos. O direito difuso assegura a convivência equilibrada dos indivíduos em um ambiente bem qualificado e equilibrado.

Já o objeto do direito à saúde é uma conduta ligada diretamente á toda população, independente de classe social, a terem direito à assistência médica gratuita.

E quanto à geração de direitos humanos, trata-se dos grandes momentos de conscientização, que ocorrerão ao longo de três gerações, assegurando que todos (independente da nacionalidade) passassem a ter direito á liberdade, igualdade, e fraternidade.

Sendo assim, a titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos, classifica-se nos direitos difusos, que se refere aos direitos de todos os indivíduos de um Estado, com qualidade e igualdade.

Assim sendo, para que a desigualdade diminuir cada vez mais, é necessário cobrança da população para com o Estado de seus direitos: à alimentação; vestuário; saúde; educação; serviços sociais; trabalho; associação sindical; repouso; cultura; lazer; moradia; etc.. Pois é um direito de toda apopulação, ter uma vida digna.

Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”

A geração de direitos humanos consagrou a liberdade, a igualdade e a fraternidade (ou direitos de solidariedade), que o objeto está relacionado às liberdades públicas, que é o direito do homem aos direitos econômicos, sociais e de solidariedade, e que a titularidade trata-se dos direitos individuais, coletivos, e difusos, podemos dizer que ambos classificam-se nos direitos de solidariedade.

O direito de solidariedade é voltado para o direito ao progresso no meio em que se vive nos direitos aos bens comuns da família, a paz na sociedade e encontra-se na 3º geração dos direitos humanos.

E isso é algo que todo individuo tem direito, pois o direito ao meio ambiente, além de ser o direito do homem á liberdade e igualdade, é o direito de viver adequadamente num ambiente de qualidade.

Desta forma a população deve viver assim, principalmente no coletivo, para terem uma vida sadia, com tranquilidade, onde devem preservar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com