TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO A CULTURA DAS DIVERSAS SOCIEDADES INFLUENCIA NO PROCESSO DAS NEGOCIAÇÕES NAS EMPRESAS

Por:   •  6/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.232 Palavras (17 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

 

COMO A CULTURA DAS DIVERSAS SOCIEDADES INFLUENCIA NO PROCESSO DAS NEGOCIAÇÕES NAS EMPRESAS

SHEILA GONÇALVES MERCES

Prof. MARCELO BRUM

RIO DE JANEIRO/RJ

2016

SHEILA GONÇALVES MERCES

COMO A CULTURA DAS DIVERSAS SOCIEDADES INFLUENCIA NO PROCESSO DAS NEGOCIAÇÕES NAS EMPRESAS

                                                       Trabalho apresentada como um dos

requisitos para conclusão do curso de

Relações internacionais da Faeterj –

Faculdade Tecnológica do Rio de Janeiro.

 

                                                        Orientador: Prof. Marcelo Brum 

PROFESSOR: MARCELO BRUM

RIO DE JANEIRO/RJ

2016

COMO A CULTURA DAS DIVERSIDADES INFLUÊNCIAM NO PROCESSO DAS NEGOCIAÇÕES NAS EMPRESAS

  1. INTRODUÇÃO

Em um mundo cada vez mais globalizado podemos verificar como a diversidade multicultural influência nas transações comerciais ao redor do mundo e o quanto pode exercer de influência na tomada de decisão no âmbito do negócio.

             Na negociação internacional existem diversos fatores que influenciam diretamente o resultado do processo, uma delas é a cultura, que está presente em cada negociador, onde as partes precisam aceitar e procurar entender as diferenças culturais em evidência que ao mesmo tempo moldam os seus interesses  e a forma de satisfazê-los. Assim, é preciso perguntar: como a cultura influencia a negociação internacional? Cada cultura apresenta gestos, rituais, valores e comportamentos distintos que desafiam a realidade durante o processo de negociação.

Desta forma, o artigo tem como tema o entendimento e domínio dos negociadores nas negociações internacionais para que as empresas sejam bem sucedidas sob uma visão dos aspectos culturais de cada indivíduo que são fundamentais na tomada de decisão para as negociações.

  1. METODOLOGIA

        Este trabalho foi elaborado com base em uma pesquisa bibliográfica dos assuntos negociação, negociação internacional, cultura e a cultura na negociação internacional. Segundo Gil (2002, p.) a pesquisa bibliográfica é “[...] desenvolvida com base em material já elaborado, constituído de livros e artigos científicos”.

Gil (2002, p.45) ao discutir a pesquisa bibliográfica cita que a sua principal importância “[...] reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente”.

  1. NEGOCIAÇÃO

A definição de negociação é dada para esclarecer o seu significado, ressaltando a sua importância em uma instituição. São discutidos dois processos de negociação caracterizados em etapas distintas. Uma ligação é feita entre os dois processos para a criação de um processo mais eficaz. A negociação internacional exige uma série de fatores preparatórios que são apresentados e discutidos a partir das ideias de Phatak e Habib (1996) e Cellich e Jain (2004).

A negociação é o meio pelo qual as pessoas lidam com suas diferenças – quer estas envolvam a compra de um carro novo, uma questão trabalhista, as condições de uma venda, uma aliança complexa entre duas empresas ou um acordo de paz entre países em guerra, as resoluções normalmente passam por uma negociação. Negociar é buscar o acordo por meio do diálogo.

Já Cellich e Jain (2004, p.1, tradução nossa) sugerem uma abordagem voltada para o mundo empresarial: [...]

Negociação é definida como um processo no qual duas ou mais partes entram em um acordo com relação a um assunto de interesse comum. Negócios exigem considerar uma variedade de transações. Estas transações envolvem negociações com uma ou mais partes a respeito de papéis e obrigações mutuas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (263.2 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com