TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARCELORMITAL TUBARÃO

Por:   •  10/5/2020  •  Ensaio  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

LARISSA FERREIRA PAIVA

RA 200373

NOME DA EMPRESA ANALISADA:

ARCELORMITAL TUBARÃO

 

VITÓRIA

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA

LARISSA FERREIRA PAIVA

RA 2004373

NOME DA EMPRESA ANALISADA:

ARCELORMITAL TUBARÃO

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de Gestor de Processos Gerenciais apresentado à Universidade Paulista

 

VITÓRIA

2020

RESUMO

Apesar do momento nada cômodo que o Brasil vem vivendo para os negócios no geral, vamos mostrar neste trabalho, baseado nos conhecimentos adquiridos neste bimestre com as disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, que ainda existe uma luz no final do túnel e que podemos acreditar no mercado do aço, que sempre foi um mercado fortíssimo no nosso país, principalmente na exportação deste produto nobre. Neste Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) I, vamos falar da estrutura organizacional, das tecnologias utilizadas, aspectos relevantes, da preocupação com o meio ambiente entre outros assuntos que vamos abordar, de uma das empresas que desponta no ramo do aço. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica da empresa Arcelormittal, localizada na cidade da Serra, na região de Jardim Limoeiro, no estado Espírito Santo.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 05

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO............................................................. 06

2.1 DENOMINAÇÃO E FORMA DE ONSTRUÇÃO.................................................. 06 2.2 FORÇA DE TRABALHO.......................................................................................07

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL........................................................................ 09

4. TECNICAS DE INFORMATICA............................................................................ 11

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 12

6. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 13

1. INTRODUÇÃO

        Neste PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM) I, vamos falar e conhecer, uma das maiores empresas exportadoras de aço: A Arcelormittal, situada no estado do Espírito Santo, na região de Jardim Limoeiro, na cidade da Serra, a empresa de grande porte que já está no mercado há 44 anos será apresentada ao longo da leitura deste trabalho. Uma empresa reconhecida mundialmente pelo seu produto final e também pelos seus certificados.

Neste trabalho, vamos mostrar alguns aspectos relevantes da sua origem, contar um pouco da sua história, fazendo com que você leitor, entenda um pouco como esta empresa consegue sobreviver a esta crise que parece não ter fim. Vamos abordar assuntos que falam sobre as tecnologias utilizadas dentro da empresa, tanto na comunicação interna, quanto na externa e também sobre a tecnologia da informação utilizada dentro da indústria.

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM) I, está todo fundamentado nas disciplinas estudadas neste primeiro bimestre, que são: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, sendo assim, que todos tenhamos uma ótima leitura e um bom aprendizado.

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 Denominação e Forma de Constituição

A ArcelorMittal Tubarão é uma produtora de aço do grupo Arcelormittal, originalmente fundada em junho de 1976 como Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). O início de suas atividades aconteceu em novembro de 1983. A empresa é resultado da privatização da estatal CST em 1992 que em outubro de 2005 foi comprada pela Arcelor – junto com a Companhia Siderúrgica Belgo - Mineira e a ArcelorMittal Veja - dando origem ao grupo Arcelor Brasil. Em junho de 2006 através de uma fusão com a Mittal Steel passou a se chamar ArcelorMittal que hoje é responsável por 10% da produção mundial de aço. A ArcelorMittal Tubarão fabrica semi-acabados de aço – placas e bobinas laminadas a quente – com capacidade de produção de 7,5 milhões de toneladas ao ano. Localizada no município de Serra na região da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo, no sudeste brasileiro, a empresa possui uma área total de 13,5 milhões de m², sendo 7 milhões de m² de área construída. A ArcelorMittal Tubarão conta com um complexo portuário que inclui o Terminal de Produtos Siderúrgicos de Praia Mole, a apenas 8 quilômetros da planta industrial, e uma malha rodoferroviária: Estrada de Ferro Vitória - Minas e Ferrovia Centro - Atlântica (antiga Rede Ferroviária Federal) e Rodovias BR’s - 101 / 262. Essa infraestrutura favorece o recebimento das principais matérias-primas e insumos – principalmente minério de ferro e carvão mineral – e facilita o escoamento dos produtos. A ArcelorMittal Tubarão fornece aços planos para os mercados da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. A empresa foi a primeira produtora de aço integrada em nível mundial a desenvolver e registrar na ONU um projeto de geração de Créditos de Carbono reduzindo as emissões de CO2, através do reaproveitamento de gases de seu processo para a geração de energia elétrica, na qual é auto-suficiente desde 1997.

  1. Força de Trabalho

A empresa tendo como seu produto final o aço, conta hoje com 5 mil colaboradores no seu quadro, sendo que destes 30 % com ensino superior e 85% com ensino técnico, os outros 5% da organização está dividido entre, ensino médio ou ainda não concluiram o técnico. Sua divisão se dá pelos departamentos administrativos: RH, comercial, logística e industrial, onde o maior número está concentrado no departamento industrial, sendo todos dirigidos pelos gerentes. Dentro do parque industrial o aço passa por etapas como:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com