TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Admimistracao

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.255 Palavras (14 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 14

portifo em grupo

I

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Gestão de Projetos: Riscos, Escopo, Fornecedores, Partes Interessadas....4

2.2 Administração da produção e Logística ..........................................................6

2.3 Empreendedorismo e Plano de Negócios ........................................................8

3 - CONCLUSÃO.......................................................................................................11

4 - BIBLIOGRAFIA....................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Com base nos assuntos abordados nas disciplinas e em uma pesquisa bibliográfica este busca aprofundar os conhecimentos em Gestão de projeto, Empreendedorismo e plano de negócios bem como a Administração de produção e Logística. Tendo como base para o trabalho á estratégia empresarial, a tomada de decisões, intervenção em negócio e uso de um sistema de inteligência no mercado.

Serão abordados assuntos como: planejamento e controle de qualidade, análise de mercado e plano de negócios, bem como o papel do empreendedor em executar seus sonhos, mesmo que haja riscos e enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças, do intra-empreendedor e administrador através das ações necessárias para operacionalizar suas competências e o conhecimento da áreas de gestão mostrando porque essa ferramenta diminui os risco e os custos no gerenciamento e execução.

desenvolvimento

GESTÃO DE PROJETOS: RESENHA COM AS COMPETÊNCIAS DE PMBoK

O gerenciamento de projetos não se trata de uma metodologia e sim, de uma padronização, capaz de nomear, identificar projetos, técnicas, regras, métodos até a área de conhecimento. Essa metodologia requer um ciclo de vida também chamado de Roadmap que busca associar o processo de gerenciamento além da descrição das tarefas, a entradas e saídas bem como as diretrizes.

Pode - se dizer objetivamente que os projetos diferem dos processos ou operações porque estes são contínuos e repetitivos, enquanto os projetos têm caráter temporário, pois tem início e fim e único porque o produto ou serviço é, de algum modo, diferente de todos os produtos e serviços, ainda que da mesma área ou semelhantes.

Por esta razão o gerenciamento de projetos visa a habilidades, a aplicação de conhecimentos, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto com o objetivo de atender aos seus requisitos através da iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento bem como as áreas de conhecimento, gerenciamento da Integração do Projeto, gerenciamento do escopo, dos custos, da qualidade, dos recursos humanos, da comunicação, de aquisições e gerenciamento dos riscos do projeto.

O termo risco é originado do latim risicu ou riscu, que significa ousar, proveniente de um pensamento embasado em algo negativo ou que pode não dar certo, porém, atualmente esta visão foi remodelada com a inclusão da qualificação e da quantificação dos riscos e os possíveis ganhos ou perdas em um planejamento tanto em âmbito profissional quanto pessoal (ABRAHAM, 2012). O risco é definido como elementos incertos às expectativas, aquilo que age constantemente sobre os objetivos, as metas e os meios estratégicos (pessoas, processos, informação e comunicação), influenciando o ambiente e provocando prejuízos. Entretanto, quando bem gerenciados, criam oportunidades de ganhos financeiros, de reputação e de relacionamento. (BARALDI, 2010). É visto que em gerência de projetos, o risco está ligado a estas duas palavras: possibilidade e perigo. No entanto, a visão que temos em gerência de projetos é que risco é qualquer evento potencial que, se concretizado, pode afetar negativamente ou positivamente o objetivo do projeto. Segundo (PMBOK2000) o processo de gerencia de riscos inclui planejar as atividades de gerência de risco a serem realizadas para o projeto, identificar os riscos que podem afetar o projeto, documentando suas características, analisando qualitativamente os riscos, priorizando seus efeitos, mensurando a probabilidade de ocorrência dos riscos e suas consequências para avaliar oportunidades, objetivando amenizar as ameaças, monitorar os riscos residuais, identificar novos riscos, executar e avaliar sua efetividade durante todo o ciclo de vida do projeto.

Já o escopo traz diversas tarefas necessárias para a boa gerência onde o limite ou abrangência de uma operação ou como um local bem determinado que se aponte para atingir resultado sendo uma atividade extremamente dinâmica.

Essa tarefa engloba além da definição, a adaptabilidade de mudanças. Um projeto que envolve o desenvolvimento de software visa à importância de uma boa coleta de requisitos iniciais; realizando o gerenciamento das diferentes fontes de informação (stakeholders) para a definição dos mesmos.

Segundo o guia de conhecimento PMBOK, são seis os elementos necessários para o gerenciamento do escopo de um projeto entre eles planejar o gerenciamento do escopo, coletar requisitos, definir escopo, criar a estrutura analítica do projeto, verificar e Controlar.

Onde para executá-los são essenciais as entradas, ou seja, mecanismos utilizados em cada processo que podem oferecer informações ou dados referentes ao projeto, oriundos de fatores ambientais da empresa ou de fatores externos como leis e procedimentos ou ainda, gerados a partir de outros processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com