TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Amortização

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

Amortização

Corresponde à perda do valor do capital aplicado em Ativos Intangíveis de duração limitada. Como exemplo, a aquisição de direitos de extração de madeira em florestas de propriedade de terceiros ou de exploração de pomar alheio, por prazo determinado, a preço único e prefixado. Dividindo o total dos gastos pelo número de anos do contrato teremos o valor anual a ser depreciado. N circulante- Imobilizado- Contrato exploração (amortização) D- DESP. C/AMORT. C- AMORTIZAÇÃO ACUM

Exaustão (somente para imobilizado)

Corresponde à perda do valor, decorrente da exploração de recursos naturais, cujo objetos sejam minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração, caracterizado pelo esgotamento e extinção . Valor é diminuído conforme os bens vão se exaurindo.

pelo plantiu (custo)

D- IMOB. FLORESTA -  C- CAIXA--- custo q teve plantiu

Pela exaustão

D- DESP. C/EXAUSTÃO - C- EXAUST. ACUM .. exaus.

DEPRECIAÇÃO (somente para imobilizado)

Corresponde a perda de eficiência ou da capacidade de produção de bens tangíveis, componentes do Ativo Imobilizado que servem à produção de vários ciclos de produção e não se destinam à venda. 100.000-3.000(valor residual)=97.000/10 anos=9.700

D- despesa c/depreciação - C-depreciação acumulada

Receita pelo crescimento: Denominamos como ganho econômico pois não temos a entrada de dinheiro, mas apenas a valorização do rebanho.

O acréscimo de preço de mercado de um ano para outro será adicionado no estoque e creditado como Variação Patrimonial Líquida

Transitam receitas e despesas:Na forma de avaliação pelo preço de mercado, ocorre o reconhecimento da receita antes do ponto de venda do gado. Desta forma o conhecimento do ciclo operacional é fundamental. Desta forma a parcela debitada na conta estoque terá uma contrapartida numa conta de receita. A variação patrimonial tem, portanto uma influência no resultado do exercício.

ao contabilizarmos a variação deve-se fazer uma provisão das despesas que irão ocorrer no momento da venda do gado. Mesmo que esta provisão seja apenas estimativa.

Ressalte-se que ainda podemos considerar ao variação patrimonial pelo seu valor líquido, ou seja, valor de mercado menos despesas com vendas.

Na venda efetiva (realização financeira) o estoque será baixado e em contrapartida será debitado a conta clientes ou disponível.

No caso se o valor da venda for maior que o valor do estoque, contabiliza-se apenas a diferença como receita. E se a receita for menor que o valor da venda contabiliza-se a diferença como prejuízo.

900*10= 9.000  /  2.100*10= 21.000   /   21.000-9.000=12.000 vl de mercado  /  900*10=9.000+10.600=19.000 c. hist.

lançamento receita D- estoque- c- superveniência ativa

Superveniências ativas: significam acréscimos, ganhos em relação ao Ativo da empresa. São os acréscimos que ocorrem em virtude de nascimentos de animais e ganhos que ocorrem pelo crescimento natural do gado. São variações ativas. Creditada pelo nascimento do animal, pelo preço real de custo ou pelo preço corrente no mercado, a débito de conta do ativo a que se destina a cria nascida, transferindo-se o saldo para Lucros e Perdas

Insubsistências ativas: significam reduções do Ativo da empresa caudadas pelas perdas, fatos anormais, fortuitos e imprevistos. É o caso típico de mortes, desaparecimento de animais do rebanho etc. São variações patrimoniais negativas, são diminuições reais do ativo. Debitada pelo gado que perece, pelo preço real de custo ou pelo preço corrente no mercado, lançado contra a conta do ativo em que se achava registrado, encerrando-se a conta a débito de Lucros e Perdas.

BENS DE PRODUÇÃO Um equipamento agrícola, os animais de produção, os insumos agropecuários e as benfeitorias seriam um exemplo de fator de produção.

Cultura Temporária ATIVO CIRCULANTE sujeitas ao replantio após a colheita, ciclo de vida muito curto entre o plantio e a colheita. Após a colheita são arrancados do solo para que seja feito um novo plantio. custo envolvido na formação destas culturas será o saldo desta conta no Ativo. ATIVO   Circulante   - culturas temporárias  - culturas temporárias em formação        - feijão        - milho

D- CULTURA EM FORMAÇÃO =  FEIJÃO AC (TODOS CUSTOS PLANTIU)            C- CAIXA

Se tiver despesa lança direto DRE D- DES ADM C- CX

COLHEITA -D-PRODUTOS AGRÍCOLAS

C-FEIJÃO AC (TODOS CUSTOS PLANTIU PASSAM PRA CA)

VENDA  D-CPV C-PROD. AGRÍCOLAS CUSTO VAI PARA DRE

DRE:

VENDAS                    300.000

(-)CPV                     (22.000)

RESULTADO LÍQUIDO        278.000

(-) DESP. ADM                (2.000)

Lucro Liquido                276.000        

Cultura Permanente: IMOBILIZADO permanecem no solo por um período maior. proporcionam mais de uma colheita sem que seja necessário um novo plantio.  GASTOS C/PLANTIO - IMOBILIZADO O CUSTO VAI P/IMOBILIZADO INCLUISIVE A DEPRECIAÇÃO DE MÁQUINAS USADAS P/PLANTIO E CUIDADOS COM A TERRA.  A DEPRECIAÇÃO DO LARANJAL VAI NUMA CONTA REDUTORA NO MESMO SUBGRUPO, SÓ DEPRECIA APÓS A COLHEITA. ATIVO  NAO Circulante - IMOB  - culturas PERM em formação – FLORESTA...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com