TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.159 Palavras (13 Páginas)  •  2.498 Visualizações

Página 1 de 13
  1. CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
  1.  CONCEITO

Segundo CHIAVENATO (2005), centralização e descentralização são definidas como nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomada de decisões está próxima ao topo da organização, diferente da descentralização onde a autoridade de tomada de decisões está deslocada para os níveis hierárquicos mais baixos da organização.

A Centralização dentro da Teoria Clássica de Fayol defendia a organização linear com ênfase dada à centralização que acontece quando todas as decisões da empresa estão concentradas em uma única pessoa sendo ela o dono da empresa. Assim não tendo abertura de participações de níveis hierárquicos inferiores.

Segundo MONTANA e CHARNOV (2009) “Não se podem classificar todas as formas de centralização como eficazes ou ineficazes. O mesmo se aplica a descentralização. Cada forma tem suas vantagens e desvantagens e é afetada por uma série de fatores”. Para Montana a centralização não tem como se definir se é eficaz e ineficaz, pois não temos certa definição à empresa passa por vários fatores onde há vantagens ou desvantagens variando no tamanho e na complexidade da empresa, podendo afetar na delegação da autoridade.

Segundo CHIAVENATO (2005) a valorização da centralização no passado é devido às seguintes informações: As decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa; Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos; As decisões são mais consistentes com os objetivos empresários globais; A centralização elimina esforços duplicados de várias tomadas de decisões reduz custos operacionais; Certas funções – como compras e tesouraria- permitem maior especialização e vantagens com a centralização.

A empresa é centralizada quando a maioria das decisões é tomada pela cúpula. Há uma hierarquia dentro da empresa que é representada no topo da pirâmide organizacional que corresponde ao nível estratégico. Ela precisa ter maior controle e uniformidade nos procedimentos nas tomadas de decisão, ter uma boa comunicação, manter o nível de integração, ter facilidade no controle de avaliação, porém a centralização também tem seus riscos. Por outro lado isso dificulta o andamento da empresa quando ele não está presente. Esse detalhe precisa ser observado, pois, se as tomadas de decisões forem administradas apenas por uma pessoa tende o processo sofrer uma lentidão. Para a empresa ter uma precisa programar um departamento decisório para auxiliar na tomada de decisão.

As desvantagens da centralização esta na demora na tomada de decisão devida ela esta interligada diretamente a cúpula, menor competição e exercícios da criatividade entre as unidades, etc. Para a empresa ter maior rendimento e sucesso nas decisões é preciso que sofrer mudanças nas suas estruturas e nas tomadas de decisões, onde a empresa precisa envolver pessoas e descentralizar as decisões distribuindo-as para os tomadores de decisão.

A Descentralização na Administração Cientifica de Taylor defendia a organização funcional com ênfase na descentralização que acontece quando há uma delegação de autoridade, quando as decisões podem ser tomadas por níveis mais baixos da organização, sendo uma decisão mais rápida sem ter de recorrer aos níveis superiores.

Descentralização é quando há mais de uma autoridade dentro da empresa, quando três ou mais pessoas são responsáveis pela tomada de decisões, melhorando assim a qualidade de e eficiência das decisões, sendo que há um maior consenso entre as partes da hierarquia, porém vai haver maiores adversidades na uniformidade de decisões, podendo ter profissionais com pouca experiência em tomada de decisões.

Os gerentes ficam mais próximos do ponto onde se devem tomar decisões. A descentralização corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas À matriz ou aos supervisores distantes. As pessoas que vivem os problemas são as mais indicadas para resolvê-los no local economizando tempo e dinheiro; Aumenta a eficiência e a motivação, aproveitando melhor o tempo e a aptidão dos funcionários, evitando que fujam à responsabilidade, por ser mais fácil recorrer à matriz ou ao chefe. (Chiavenato 2011, pg. 155).

A vantagem da descentralização os gerentes tem maior autonomia e desenvolvimento da capacitação gerencial e profissional, agilidade na tomada de decisão, criatividade na solução dos problemas, competição positiva entre as unidades, menor dependência na cúpula, otimização nos recursos, melhor utilização dos recursos e utilização de conhecimentos específicos (especialização) e tendências de maior número de ideias.

A desvantagem da centralização está na dificuldade de controle e falta de uniformidade nas tomadas de decisões, tendência ao desperdício de tempo acreditando que não precisa da assessoria matriz, dificuldade de avaliação e de responsabilização, falta de coordenação e falta de equipe no campo de atividades.

Segundo MONTANA E CHARNOV (2010), as questões de centralização e descentralização envolvem o principio de delegação da autoridade. Na centralização, uma quantidade limitada de autoridade é delegada; na descentralização, uma quantidade significativa de autoridade é delegada para os níveis mais baixos. Cada forma tem suas vantagens e desvantagens e é afetada por uma série de fatores, tais como o tamanho da organização e a dispersão geográfica.

  1. VANTAGENS E DESVANTAGENS

As vantagens e desvantagens da centralização e descentralização podem ser diversas, analisando cada ambiente isolado e também em comparação à outra forma de estrutura organizacional. Em geral, as vantagens e desvantagens são apresentadas no quadro a seguir.

QUADRO 1- VANTANGES E DESVANTAGENS

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Organização

Centralizada

Organização

Descentralizada

Organização

Centralizada

Organização

Descentralizada

Uniformidade de procedimento

Gerentes autônomos e responsáveis por suas decisões

Dependência da Hierarquia para tomar decisões

Perda de uniformidade

Facilidade de controle

Facilidade de Avaliar gerentes

Uniformidade impede competição

Tendências ao desperdício e duplicação

Rapidez na comunicação vertical

Competição Positiva entre unidades

Dependência da Hierarquia para avaliar gerentes

Comunicação dispersa

Acesso rápido à informação

Criatividade na busca de soluções

Desestímulo à criatividade

Dificuldade de localizar responsáveis

Reduzida duplicação de esforços

Agilidade na tomada de decisões

Ineficiência no uso dos recursos

Dificuldade de controle e avaliação

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO (MAXIMIANO, 2011, P. 191).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (307.9 Kb)   docx (596.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com