TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE E NAS CORPORAÇÕES

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

2 A COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE E NAS CORPORAÇÕES

Sem comunicação não haveria sociedade! E foi através dela, que nos primórdios da civilização, conseguimos desenvolver comunidades e estabelecer relações interpessoais necessárias. À medida que a humanidade se desenvolveu, a comunicação também evoluiu, ao ponto de hoje, termos uma emaranhada e complexa rede comunicativa, estabelecendo assim, relações antes nunca imagináveis.

Soma-se a isso, a relativamente recente, revolução tecnológica da informação, e assim, podemos vislumbrar o contexto em que as empresas se inserem atualmente. Hoje elas precisam ser muito dinâmicas, e estar sempre preparadas para transmitir informações de forma adequada, e o mais importante, ouvir os clientes, tanto internamente quanto externamente.

2.1 A IMPLANTAÇÃO DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES E O ENFOQUE NOS INVESTIDORES

Como é sabido, atualmente o mundo empresarial é muito competitivo e uma corporação que preze pela excelência, precisa implementar meios de comunicações sólidos com seus investidores. Como os investidores são uma parte essencial da corporação, eles precisam de um canal apropriado e de atenção especial: Deverá ter uma linha direta e gratuita, com pessoal especialmente treinado para tirar dúvidas; Reuniões periódicas para acompanhar o comportamento do seu investimento, assim enxergando como a corporação está se comportamento no mercado. E o mais importante, os dados apresentados devem ser fiéis a realidade, pois uma vez provados falsos, a organização estará fadada ao fracasso.

Sim, existiram informações inverídicas que foram passadas ao mercado que induziram ao erro. A OGX e o grupo X em si, lançaram no mercado mais de 150 fatos relevantes. Desses, 55 só foram para informar que haviam achado grandes poços, que iam perfurar, que ficariam maior que a Petrobras. O senhor Eike Batista fazia essas revelações não só por fato relevante, mas nas entrevistas que concedia. E fato relevante não é conversa de esquina, onde o sujeito fala o que quiser. O fato relevante tem que ter um fundamento, tem que ter uma veracidade, e não pode servir para enganar o mercado. E foi exatamente o que aconteceu. Esta sequência de fatos relevantes lançados pela empresa é estarrecedora. Em um mês ele fala que vai extrair 50 milhões de barris, meses depois vai extrair só cinco e logo depois ele vai fechar o poço porque não é viável.

5

Então, essas ações enganaram o mercado. Essa pra mim é, sem dúvida nenhuma, a maior derrocada de um empresa do país.

Este foi um bom, mal, recente exemplo de relacionamento com os investidores. Foi protagonizado pelo tido, por algum tempo, como o empresário brasileiro mais bem sucedido, mas agora conhecido como ex-bilionário, e o que teve a maior derrocada da história. Eike Batista foi em direção oposta à ética e conseguiu levar seus investidores a prejuízos imensos, como vimos na entrevista de um dos seus investidores, Márcio de Melo Lobo.

6

3 O RELACIONAMENTO EMPRESARIAL COM OS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS

Da mesma forma que a informação para o investidor deve ser verdadeira, não será diferente com os clientes internos e externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com