TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Climatologista

Por:   •  14/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Análise

O climatologista e professor do Departamento de Geografia da USP Ricardo Augusto Felicio, que estuda o clima do continente Antártico há 20 anos, disse em entrevista no Programa do Jô exibido em 02 de Maio de 2012 que o aquecimento global não é responsável pelo derretimento do gelo no continente Antártico e que não existe provas cientificas que comprovem o aquecimento global, ou seja, ele não existe. O derretimento do gelo se dá pelo ciclo normal da água, onde ela derrete e se congela novamente. E devido isto ele também diz que o nível do mar não esta subindo, o que acontece são pequenas variações decorrentes do próprio clima e de acordo com ele o nível do mar é o mesmo desde 1780. Ricardo Augusto também fala em sua entrevista que o efeito estufa é uma física impossível, onde seu conceito cientifico não existe. Para ele o aquecimento é algo normal decorrente da Lei dos gases presentes na atmosfera. Além disso, ele diz que a camada de Ozônio não existe, pois esse gás não esta presente na região da Antártida, sendo assim o que se fala sobre o gás CFC é mentira, de modo que isto foi um golpe do modelo capitalista. E ele também fala que o desmatamento não influencia o clima global.

No entanto nos últimos anos é notável uma alteração na temperatura do planeta, de modo que em algumas regiões temos temperaturas muito elevadas, até mesmo para o local e o período do ano, e em outras regiões temperaturas muito baixas. E nos últimos anos tem ocorrido fenômenos climáticos com mais intensidade e frequências em todo o mundo, ate mesmo no Brasil passou a ocorrer com mais frequência estes fenômenos climáticos (tempestades, tornados, chuva de granizo, abalos sísmicos), coisa que raramente acontecia. Desta forma fica claro que o clima está passando por modificações e que o aquecimento global pode ser o causador destas mudanças. Alem disso, para muitos cientistas o aquecimento global é algo que esta sim acontecendo e que as ações do homem na terra tem consequência nesse fenômeno.

De acordo com o novo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática, ligado à ONU) "É extremamente provável que a influência humana seja a causa dominante para o aquecimento observado desde meados do século 20". Já Thomas Stocker, copresidente do IPCC diz que "Como resultado das nossas emissões de dióxido de carbono no passado, no presente e as esperadas para o futuro, estamos comprometidos com a mudança climática, e os efeitos vão persistir por muitos séculos, mesmo que as emissões de dióxido de carbono parem". “As provas científicas das alterações climáticas são reforçadas ano após ano, deixando poucas incertezas quanto às suas graves consequências”, disse o presidente do IPCC, Rajendra Pachauri. E com este aquecimento as calotas polares estão derretendo ocasionando a elevação dos níveis dos mares, ainda de acordo com o relatório do IPCC esta elevação pode variar de 26 a 81 centímetros ate o final do século, ameaçando assim cidades litorâneas.

O assunto "efeito estufa" é bem difundido nos mais variados meios de comunicação do mundo, além de revistas científicas e livros, entretanto a explicação é razoavelmente simples. Em razão de os gases se acumularem na atmosfera, a irradiação de calor da superfície fica retida na atmosfera e o calor não é lançado para o espaço; dessa forma, essa retenção provoca o efeito estufa artificial. Abaixo uma ilustração  de como ocorre o efeito estufa natural e artificial ou provocado pelo homem.

[pic 1]

Fonte – Eduardo de Freitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com