TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cooperação

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1.

A cooperação é a ação conjunta de boas ações, para um benefício em comum, como, por exemplo, um mutirão para construir casas para ajudar as famílias carentes; outra situação seriam os serviços comunitários, por exemplo, num hospital.

A competição age mutuamente e existem diversos tipos de disputas por bens escassos. Essas regras costumam ser admitidas por ambos os lados. A competição assume diversas formas com presença em diferentes áreas. Jogos esportivos e concurso público são exemplos de competição. Em seguida verificamos o conflito que também é uma modalidade de interação social envolvendo indivíduos, grupos, organizações e coletividades. Diferencia-se porque restringe acesso e distribuição de recursos escassos, sejam riquezas, poderes ou prestígios.

O conflito acontece quando há consciência          que os concorrentes identificam uns aos outros como rivais ou inimigos. Por exemplo, quando um grupo faz manifestação e que essa manifestação é contida pela força policial, assim temos uma situação de conflito. Quando isso toma dimensões de violência, dizemos que estão em situação de confronto. O conflito está na sociedade e é próprio da vida coletiva, e para que haja um bem estar entre todos, temos que ter um limite administrável. Mesmo quando competimos, nos divergimos e entramos em conflito, precisamos evitar o confronto. E para isso é necessário que haja o consenso.

O consenso é um acordo entre os membros da coletividade, quanto a princípios, normas, valores, objetos ou meios. Os consensos não ocorrem naturalmente, eles precisam ser construídos.

O conflito pode ser administrado pela Coerção e a política. A coerção é a atitude de limitar e a política é a força exercida pelo estado de fazer valer o direito.

O uso da força pode gerar reações desgastantes para quem exercer e para quem está recebendo essas ações, e com isso a sociedade recorre a política para construir consensos e para controlar conflitos. Quando há um conflito por determinada questão, os representantes políticos ouvem certos atores em seus gabinetes e analisam suas reivindicações e outros parlamentares ouvem o outro lado afetado pelo tema e sinalizam ao poder executivo, e naturalmente o governo cria um grupo para discutir o assunto, há uma disputa entre os atores para saber quem vai compor o grupo. Podem ser convidados alguns atores para defenderem seus interesses. Essas propostas são discutidas com os parlamentares. Os partidos do Governo propõem algo e a oposição discorda e opina contra e isso forma o impasse.

Questão 2.

O termo Políticas Públicas é algo muito complexo e tem um entendimento amplo, podendo ser definido de forma muito longa. Sua atividade é resultado da política, compreendendo o conjunto de decisões e ações relativas e alocações imperativas envolvendo bens públicos. Políticas públicas envolvem decisões e requerem diversas ações estratégicas. Segundo (SOUZA, 2006, p.26), pode-se, então, resumir políticas públicas como o campo do conhecimento que busca, ao mesmo tempo, “colocar o governo em ação” e/ou analisar esta ação (variável independente) e, quando necessário, propor mudanças no rumo ou curso dessas ações (variável dependente). A formulação de políticas públicas constitui-se no estágio em que os governos democráticos traduzem seus propósitos e plataformas eleitoreiras em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com