TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EUTROFIZAÇÃO

Por:   •  29/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]


Andreiza Lima e Lima

Diemerson Araújo Silva

Edigar Wallace

Franisco Alexandre Sousa Soares

Herlene de Olinda Vieira

EUTROFIZAÇÃO

TDE’S - Trabalho Discentes Efetivos da disciplina “Gestão Ambiental” realizado no 4º Período do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Santa Terezinha / CEST.

Prof.ª Sheilla Silva e Serpa

São Luís

2017

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO

03

2.

DEFINIÇÃO

04

3.

TIPOS

04

3.1

EUTROFIZAÇÃO NATURAL

04

3.2

EUTROFIZAÇÃO SUPERFICIAL

04

4.

CAUSAS

05

5.

CONSEQÜENCIAS

05

6.

MEDIDAS PREVENTIVAS

06

CONSIDERAÇÕES FINAIS

08

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. INTRODUÇÃO

O crescimento populacional e as atividades humanas têm se despontado como os maiores responsáveis pela poluição do meio aquático. Os rios se tornaram ao longo dos anos depositários de rejeitos e resíduos de diversas formas: os esgotos domésticos e as águas residuárias provenientes de atividades pecuárias contribuem com elevadas cargas orgânicas; as indústrias com uma série de compostos sintéticos e elementos químicos potencialmente tóxicos; e as atividades agrícolas com a contaminação por pesticidas e fertilizantes ricos em sais minerais.

No Brasil e na maioria dos países em desenvolvimento, a maior parte do esgoto bruto (tanto doméstico, industrial como efluentes de sistema de cultivo) é lançado sem tratamento prévio nos cursos d’água. Esses grandes aportes de matéria orgânica e poluentes têm sido relatados como principais responsáveis pela eutrofização de grande variedade de ambientes aquáticos, gerando preocupação crescente com alto grau de poluição em que se encontram hoje os rios e ambientes de água doce.

Devido ao intenso e diversificado uso dos rios, lagos e suas bacias hidrográficas, há necessidade de ser definidas formas de manejo sustentado e gerenciamento desses ecossistemas. Para isso, torna-se necessária monitoração sistemática, que resulta em séries temporais de dados que permitem avaliar a evolução da qualidade do corpo aquático e conhecer as tendências de sua variação.

Atualmente, a eutrofização é reconhecida como um dos problemas mais importantes concernentes à qualidade de água. Dentre os fatores que influenciam a eutrofização, além das concentrações de fósforo e nitrogênio, pode ser citada a velocidade da água, a vazão, a turbidez, a profundidade do curso de água, a temperatura entre outros. O presente estudo tem por finalidade demonstrar uma revisão bibliográfica sobre eutrofização em rios e questões relacionadas com o incremento de nutrientes nos cursos de água doce, sob um enfoque ambiental.

  1. DEFINIÇÃO

A Eutrofização ou eutroficação é o crescimento excessivo de plantas aquáticas, para níveis que afete a utilização normal e desejável da água, o fator substancial para este aumento é a maior concentração de nutrientes, essencialmente o nitrogênio e fósforo.

A palavra tem origem grega e faz referencia a grande quantidade de nutrientes presentes nas águas que passam por este processo. Em grego, o eu” significa bom ou verdadeiro e  o “trophein” significa alimento, nutriente.

[pic 3]

Fonte: blogue do ed wilson - blogger

  1. TIPOS
  1. Eutrofização natural

A eutrofização é um processo natural de envelhecimento das massas de água (lagos, ou albufeiras) motivado pela acumulação de matérias de origem mineral ou orgânica trazidas por cursos de água e por águas drenantes da bacia hidrográfica. Conseqüentemente há uma evolução para o estado eutrófico, caracterizado por uma capacidade de produção biológica acima dos níveis normais. Os sucessivos depósitos vão assoreando e transformam-se em pântanos que evoluem para um ecossistema terrestre. Porém, para que este processo ocorra de forma natural são necessárias milhões de anos.

  1. Eutrofização cultural

Embora a eutrofização natural seja um processo lento ocorrido na natureza, pode ser acelerado (eutrofização cultural) através do lançamento de macronutrientes (N e F) advindos das atividades humanas, o que causa um enriquecimento das massas de água. A ação do homem intensifica de forma considerável os fenômenos naturais, gerando graves conseqüências. Dentre as ações antrópicas que mais contribuem para acelerar o processo de eutrofização destacam-se: Despejo de esgotos domésticos ou indústrias sem tratamento; Desmatamento; Criação de áreas agrícolas; Destruição das matas ciliares; Industrialização; Implantação de cidades; excessivas utilizações de adubos e pesticidas; Obras hidráulicas que impliquem ao aumento do tempo de residência das massas de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (245.4 Kb)   docx (114.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com