TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA SOCIEDADE

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

TATIANE COSTA

MATRÍCULA 1007539

A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES CONTABEIS PARA SOCIEDADE

DUQUE DE CAXIAS, 2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 DESENVOLVIMENTO        3

3 CONCLUSÃO        4

REFERÊNCIAS        5


1 INTRODUÇÃO

Será apresentado neste artigo a importância das informações contábeis para nossa formação profissional. O quão importante é o processo de informações seguras, confiáveis e legitimas para a organização de uma empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

É de extrema importância para empresa as informações contábeis, por meio delas é que sabemos a real situação da empresa, como andam os lucros e as perdas e através destas informações tomar novas decisões, fazer novos investimentos ou recuar em alguns gastos, o importante é que o gestor da empresa sempre esteja em dia com a situação financeira  e seus documentos pois uma empresa qualificada é atrativa para investimentos e clientes, pode expandir sua área de atuação e até gerar novas oportunidades de emprego, por outro lado se a situação for contraria pode chegar a falência.

Algumas empresas tem o serviço de contabilidade terceirizado, ai entra a importância de um gestor com conhecimentos na área, pois como vou cobrar um documento que não conheço?  O que vou exigir dessa contabilidade? Como vou saber se ando legal com a receita federal e meus impostos!? Por isso o conhecimento contábil é essencial, passar informações precisas, arquivar documentos e ter um controle sobre os mesmos é a garantia que a empresa tem de que está seguindo legalmente as normas.

Estudo de caso:

Não precisei ir muito longe nas pesquisas sobre o caso, minha tia é psicóloga e dona de uma creche chamada Estrela do Amanhã que fica situada na Tijuca, a mesma tem a contabilidade como serviço terceirizado, todo mês a contabilidade mandava a folha de pagamento dos funcionários e dizia a ela o total de vencimentos que ela tinha que pagar referente aos impostos, ela entregava todo mês o valor que seria referente aos encargos ao contador para que ele realizasse os devidos pagamentos. Um dia chega para ela uma correspondência da receita federal pedindo o comparecimento da mesma com os recibos pagos, pois bem, ela foi na contabilidade reaver esses recibos, porém para sua surpresa uma funcionária da contabilidade informou que não tinha os recibos, que deviam estar com ela.

Enfim os impostos não foram pagos, e ela por falta de conhecimento e sem ter funcionários capacitados que a ajudasse ficou com uma dívida imensa na receita, pois não tinha recibos que comprovasse que ela solicitou os pagamentos e nem tinha arquivados os documentos que deveria ser entregue na empresa pela contabilidade. Ela parcelou as dívidas e ficou com um prejuízo enorme.

3 CONCLUSÃO

Mesmo que uma empresa não tenha a intenção de fraudar demonstrativos contábeis,

esta também corre o risco de seus demonstrativos não representarem a realidade econômica e financeira. Para isso basta que algum braço de seu sistema de informações não funcione de forma correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com