TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTIFICA PARA O CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO: PESQUISA NO MEIO ESCOLAR E NO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  27/5/2018  •  Seminário  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 10

ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO – ATE[pic 1]

FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA

DIRETORIA DE ENSINO

NUCLEO DE APOIO PEDAGOGICO – NUAPE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTIFICA PARA O CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO: PESQUISA NO MEIO ESCOLAR E NO ENSINO SUPERIOR

AGLAILSON JUNIOR / DORALICE PINHEIRO / GILVAN OLIVEIRA / ITALO BENEDITO / JOSIENE LIMA / MATHEUS SIQUEIRA / MARCOS ANDRÉ

TERESINA – PI

2017

AGLAILSON JUNIOR / DORALICE PINHEIRO / GILVAN OLIVEIRA / ITALO BENEDITO / JOSIENE LIMA / MATHEUS SIQUEIRA / MARCOS ANDRÉ

        A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTIFICA PARA O CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO: PESQUISA NO MEIO ESCOLAR E NO ENSINO SUPERIOR

Trabalho realizado a Faculdade Santo Agostinho como requisito na obtenção de nota na disciplina Metodologia Cientifica, do Curso Bacharelado em Administração.

Sob Orientação: Profº. Antonio Marcos

Teresina –PI

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO         04

1 PESQUISA NO MEIO ESCOLAR E NO ENSINO SUPERIOR        05

  1. Pesquisa Cientifica         05
  2. Tipos de Pesquisas        06
  3. A Pesquisa no Ensino Superior         07

CONSIDERAÇÕES FINAIS         09

REFERÊNCIAS         10

INTRODUÇÃO

        A construção da autonomia intelectual, postura crítica e desvincular-se do senso comum, são objetivos da escola formar, são finalidades que devem ser trabalhadas desde os anos inicias da escolarização até o ingresso na educação superior, e por trás um grande empenho da parte docente. A pesquisa se torna peça chave da formação dos indivíduos, os preparando para a ‘guerra’ diária que requer um olhar cientifico e indagador, e a experiência com a pesquisa cientifica traz à tona todo esse potencial humano, pois o processo de aprendizagem é de extrema complexidade.

        Portanto é dessa fase que sairão futuros profissionais, a busca e a produção do conhecimento deve ser prioridade na vida acadêmica como em outros setores, assim como diz Demo: “Pesquisa é o processo que deve aparecer em todo o trajeto educativo”. (DEMO, 1997, p.16). E infelizmente é nessa fase que as deficiências do ler, interpretar e elaborar se revelam.

        O elo entre a pesquisa e o pesquisar é o docente e ele deve ser um constante pesquisador, é dele que vem o papel de multiplicador do hábito da leitura, da escrita e da curiosidade, o professor deve ser o incentivador, abrindo lacunas para que sejam preenchidas por seus discentes através da arte de pesquisar, aguçar o limite da compreensão e tornar o aluno um pesquisador, e o docente deve compreender que sua profissão não se resume em simplesmente transmitir o conhecimento e sim em reconstruir o conhecimento, e ele cabe o papel principal.

        Com esse pensamento buscou-se como objetivo geral, enfatizar a importância da pesquisa para o aluno do Ensino Superior, dando destaque aos específicos, aos quais serão de grande varia para o desenvolvimento do trabalho, Destacar a importância da pesquisa como ação construtora do conhecimento, Conceituar pesquisa de forma que o leitor entenda que a investigação é importante, e por fim, mostrar os tipos de pesquisa que podem ser usados e explorados na elaboração dos trabalhos acadêmicos.

1. PESQUISA NO MEIO ESCOLAR E NO ENSINO SUPERIOR

  1. Pesquisa Cientifica

Pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área. No meio acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social.

Pesquisa é um processo de investigação que se interessa em descobrir as relações existentes entre os aspectos que envolvem os fatos, fenômenos, situações ou coisas. Para Ander-Egg (apud Marcone; Lakatos 2003, p. 155) é um “procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos horizontes”.

A palavra pesquisa deriva do termo em latim perquirere, que significa "procurar com perseverança". Uma parte importante de qualquer pesquisa é o recolhimento de dados, e por isso um pesquisador deve buscar por informações com diligência.

A pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. Para esta pesquisa, é obrigatório avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse social.

A pesquisa científica é um instrumento fundamental para a construção e propagação do conhecimento, pois estimula a busca por respostas para os fenômenos observados, produz novas descobertas, auxilia no crescimento do raciocínio lógico, no desenvolvimento do pensamento crítico e melhora o comportamento ético dos estudantes

Quanto à abordagem do problema, a metodologia da pesquisa pode ser:

  • Quantitativa: método de pesquisa que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações.
  • Qualitativa: é uma pesquisa descritiva que explora as particularidades e os traços subjetivos considerando a experiência pessoal do entrevistado.

Quanto aos objetivos pretendidos, a pesquisa se classifica em:

  • Exploratória: envolve uma maior proximidade com tudo o que está relacionado com o objeto de pesquisa.
  • Descritiva: levantamento de dados recorrendo a técnicas padronizadas de coleta, como o questionário ou a observação sistemática.
  • Explicativa: procura explicar os fatores que ocasionam os fenômenos. Nas ciências naturais é usado o método experimental, enquanto nas ciências sociais recorre-se ao método observacional.

  1. Tipos de Pesquisas

A classificação dos tipos de pesquisa só é possível mediante o estabelecimento de um critério. Se classificarmos as pesquisas levando em conta o nível de profundidade do estudo, teremos três grandes grupos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com