TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFRAERO

Por:   •  4/12/2018  •  Resenha  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Ao realizar a visita no Teca III verifiquei que a carga passa por vários processos para serem entregue ao cliente. O Teca visa muito a agilidade e segurança com modernos sistemas informatizados, proporcionam agilidade nos processos de recebimento, Armazenagem e liberação da carga com segurança. A Infraero tem um acordo com diversos regimes aduaneiros da Receita Federal do Brasil.

Para controlar a carga a Infraero utiliza um sistema de informação chamado TECAPLUS o mesmo gerencia o processo da logística da carga dentro dos terminais (armazém).

As cargas quando chegam no Teca as mesmas tem um prazo de 12 horas para finalizar o recebimento da carga de um voo e para poder iniciar um novo processo.

Todo o processo se inicia no PONTO ZERO local onde ocorre o primeiro contato da carga com o Teca. Os palets equipamentos aeronáuticos são recebidos e passam a ser controlados por meio de códigos de barras emitidos pelo sistema Tecaplus. São transferidos para a linha de espera de armazenamento e aguardam a programação da despalatização, de acordo com a chegada da aeronave. Os mesmo ficam em Transelevadores que suportam até 16 toneladas.

Depois desse processo a carga são despaletizadas e separadas, de acordo com as informações constantes nos sistemas Siscomex-Mantra e Tecaplus. O recebimento da carga consiste no confronto físico da carga apresentada pela companhia aérea com os dados constantes no sistema Tecaplus. Verificação física da carga consiste em identificar as etiquetas do conhecimento aéreo de origem; tipo de embalagem; contagem dos volumes; aferição do peso; Raio X, identificação de avarias; e identificação de cargas com restrições fitossanitárias.  A carga perecível, viva e perigosa tem prioridade e e tratando de carga perigosa a equipe tem que está com equipamentos e manuseio adequados e essas cargas poderão ser objeto de inspeção pelos órgãos anuentes: Ministérios da Agricultura e da Saúde, Ibama, Comissão Nacional de Energia Nuclear, entre outros, antes do desembaraço pela Receita Federal do Brasil.

As cargas perigosas devem estar acondicionadas em embalagens padronizadas pela IATA, acompanhadas do Certificado de Mercadorias Perigosas (Shipper’s Declaration).

Depois desse processo a carga serão armazenadas em diversos setores conforme o tipo de carga.

Câmera Fria -  onde se acondiciona cargas que precisa de resfriamento.

Produtos Perigosos – Onde se acondiciona (Explosivos, Radioativo, Substancias Tóxicas e Infecciosas, Corrosivos.)

Carga Valor – onde se acondiciona ouro, prata, mídia dvd e etc.

Transelevador é sistema composto por várias prateleiras organizadas de forma a criar um armazém vertical automatizado que retira cada item de forma programada.

Cantilever, Carga Chão, Perdimento.

Linha Azul – São cargas de empresas que tem prioridade no recebimento e na vistoria aduaneira, conforme uma parceria feita de sucesso entre Infraero e Receita Federal, a mesma tem um compromisso de liberação das cargas de importação em menos de 6 horas. Entre outra vantagem também na redução do custo de armazenagem. Essas empresas habilitadas que atendam a um conjunto de requisitos e normas estabelecidas pela Receita Federal, as mesma recebem um certificado para operarem na linha azul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com