TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguiça de Mortou

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 3

 Linguiça Morteau.

A linguiça de Morteau é produzida exclusivamente no do nordeste da França, na província de Franche-Comte, onde o clima frio é a característica principal da região montanhosa. A atividade comercial gira em torno da linguiça de Morteau tem tradição de mais de 400 anos o que lhe da à qualidade necessária para gerar demanda e sustentar a produção de linguiça e com isso fazendo outros produtos além da linguiça como queijo, mas tendo, como produto principal a linguiça. É um produto artesanal e com um valor agregado altíssimo devido ao processo da cadeia produtiva envolvendo várias etapas.

A região é um grande exportador de queijos e com o processo de queijos, é extraído o soro do leite que sai durante seu ciclo e esse soro, é utilizado pelos suinocultores que também usam farelo de milho, trigo, canola ou soja para fazer uma alimentação para os suínos que assim durante o processo da linguiça não tenha alteração de sabor com isso a linguiça tem um sabor único.

Após o abatimento do suíno a paleta (parte mais nobre) é destinada para a fabricação da linguiça. Para 1 kg da linguiça é necessário 730g de carne 270g de gordura os temperos local (feito com sal e condimentos) e com isso são levados para um misturador que deixa mais homogêneo e depois é levado para ser embutido na própria tripa de porco e depois dessa etapa é levada para a parte mais importante a defumação que é realizada de forma artesanal com serragem da própria região, que depois de todos esses processos a famosa Linguiça de Morteau está pronta para ser consumida pelos seus apreciadores e consumidores gerando a renda de 650 milhões por ano  que é aplicada na economia local.  
 Comercialização do produto em lojas que vendem produtos de artigos regionais, maior parte da demanda consumida pela França e a própria província.

[pic 1]

Conclusão.

Tudo faz parte de um ciclo, as vacas produzem o leite, que se transforma em queijo e soro, e os porcos consomem o soro, e acabam adubando o pasto das vacas e final da engorda, aos 6 meses, os porcos já pesam mais de 100 Kg e prontos para o abate.

Conceitos:

Na opinião da equipe:

O que é Administração da Produção e Operações? Qual sua importância para a Estratégia Empresarial?

Podemos dizer que a APO refere-se às atividades orientadas para a produção de um produto ou serviço. E com os meios de produção (matéria-prima, equipamentos e mão de obra) buscando utilizar as funções gerenciais de forma eficiente e eficaz para obter produtos e serviços de qualidade que atendam os consumidores e alcançar os objetivos das organizações. Tendo o planejamento e o controle da produção para garantir uma produção eficaz.

Defina o que é Sistema Produtivo?

É uma forma de se organizar o trabalho (ações humanas) e os recursos de matérias necessários para obtenção de produtos necessários para sobrevivência humana ou a produção de bens de consumo, que é formada basicamente pela união de três funções da empresa: Finanças Produção e Marketing.

Quais os fatores importantes que podem afetar a APO? Justifique sua resposta.

São vários fatores que podem afetar a APO, porém chegamos ao um consenso que são seis fatores.

1. Realidade da competição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com