TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lisarb Princess

Por:   •  20/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 6

2.4.1 A onda de Calor e os Preços do Sorvete

Com a onda de calor inesperada, a população busca nos sorvetes uma forma de se refrescar, aumentando assim sua demanda. Como a oferta não acompanha, em um primeiro momento, haverá aumento dos preços

2.4.2. O Tabelamento de Preços

No primeiro momento, com o tabelamento dos preços da carne de boi e de frango, sua demanda aumentará e a oferta diminuirá. A diminuição dos preços nesse mercado afetará os preços do mercado que não foi tabelado, nesse caso, o de carne suína, pois, por ser substituta a carne de boi, terá sua demanda diminuída, pois seus demandantes migrarão o consumo para o outro mercado. Assim, os preços da carne de porco também diminuirão.

[pic 1]

Contudo, após algum tempo, os ofertantes de carne de boi e de frango perderão o estímulo, pois sua margem diminuirá em função do aumento dos custos de produção e dos preços tabelados abaixo do preço de equilíbrio. Assim, haverá escassez de carne bovina, que será substituída por carne suína, fazendo com que os preços no mercado de carne de porco se elevem a níveis superiores aos preços praticados antes do tabelamento.

[pic 2]

2.4.3 O preço do cafezinho

Opção A. Demanda Elástica devido ao grande número de substitutos. Preços mais baixos.

Opção B. Demanda inelástica devido a exclusividade na área dos cinemas. Preços mais altos.

2.4.4. A Fábrica Falida

Linha A; Bens inferiores, pois quando a renda aumentava, sua demanda diminuía.

Linha B; bens superiores, pois quando a renda aumenta, sua demanda também aumentava.

O erro do empresário foi não dar ao consumidor mobilidade de escolha, dentro do portfólio da fábrica. Pois caso suas projeções não ocorressem, haveria uma linha de produtos que o consumidor migraria.

2.4.5 – O ponto de equilíbrio operacional:

Suponha que a empresa tenha custo operacional fixo (CF) mensal equivalente a $ 240.000, que o preço (P) de venda por unidade de produto seja $ 9 e que o custo operacional variável por unidade (CV) seja de $ 4,5.

I – Qual deve ser a quantidade produzida e comercializada mensalmente pela indústria do jovem empresário?

Qe = CF / (P – CV)

Qe = 240.000 / (9 – 4,5)

Qe = 240.000 / 4,5

Qe = 53.334 (arredondando para cima)

II – Considere que uma greve tenha levado à paralisação das operações dos principais fornecedores da indústria analisada. O que ocorrerá com o breakeven point da empresa?

Oferta de insumos cai, preço dos insumos sobe. Com o preço dos insumos em alta, mantendo-se o preço de venda inalterado, será necessário vender uma quantidade maior de unidades para cobrir o custo operacional fixo, ou seja o BEP sobe. 

Caso a Fábrica deixe de produzir por falta de insumos, os custos fixos do período parado deverão ser somados ao próximo período produtivo. Isto obrigará, mantendo constante todos os demais fatores, que a produção aumente para se pagar o custo fixo aumentou.

E finalmente, haveria a possibilidade de aumento de preços, aumentando o BEP não em quantidades mas em $. Contudo esta opção deve considerar o nível de competitividade de mercado(elasticidade).

Descataca-se ainda que esta é uma análise prévia que deverá ser efetuada para orientar as estratégias e decisões do gestor.

2.4.7 – Calculando o PIB de Lisarb:

I – Utilizando os dados do “case”, qual o valor do PIB de Lisarb?

Pelo método da DEMANDA do consumidor final:

Venda de móveis = $ 45.000

Venda de toras ao consumidor final = $ 37.000 - $ 20.000 = $ 17.000

PIB = $ 45.000 + $ 17.000 = $ 62.000 

II – Qual o valor agregado pelas fábricas de móveis?

Venda de móveis = $ 45.000

Insumo toras = $ 20.000

Demais insumos = $ 10.000

Valor agregado = $ 45.000 - $ 20.000 - $ 10.000 = $ 15.000 

III – Caso os demais insumos utilizados pelas fábricas tivessem sido importados (e a produção nacional deles não existisse), que ajuste seria necessário no cálculo?

Descontar o montante referente à importação:

PIB = $ 45.000 + $ 17.000 - $ 10.000 = $ 52.000 

IV – Agora, mantida a modificação do item anterior, suponha que uma companhia de teatro realizou ao ar livre e de improviso uma encenação de Macunaíma, arrecadando do público um valor total de $ 13.000. Recalcule o PIB.

PIB = $ 45.000 + $ 17.000 + $ 13.000 - $ 10.000 = $ 65.000 

2.4.8 – Cenarização macroeconômica de curto-prazo: o pacote econômico de Lisarb:

I – Quais os efeitos na economia caso o pacote do ministro da fazenda seja implementado?

O pacote contempla corte nos gastos do governo e aumento de impostos = inibição do consumo e do investimento, ou seja, é uma política fiscal contracionista, anti-inflacionária. O efeito será de retração da economia (diminuição do PIB). O controle inflacionário seria através do corte do emprego, renda e consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com