TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Martina Construção

Por:   •  7/11/2022  •  Dissertação  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 6

                                             Martina Construção

EVP (Employee Value Proposition)

Proposta de Valor para o Colaborador.

Trata-se de um conjunto de medidas que visam oferecer vantagens competitivas aos colaboradores, tanto para atrair os melhores profissionais do mercado quanto para reter os que já estão na empresa.

Questão 1

Destacamos alguns pontos importantíssimos:

É fundamental que exista interação Humana, não somente nos instantes de inserção da empresa, mas no dia a dia, quando existe um problema/ruído entre os setores,  por exemplo, colocar as pessoas para sentar e conversar juntas resolve muito, otimiza a comunicação e melhora a integração.  

Outro ponto é o acesso à informação, permitir/disseminar toda e qualquer informação, permite que o colaborador se sinta seguro, empodera para a tomada de decisão.

E por último estar com  atenção ao presente, vivemos em tempos cada vez mais complexos nesse sentido, porém é fundamental a busca do viver no aqui agora, o líder que tenha essa aptidão  está em ascensão.

Questão 2

1. Identificação da equipe que trabalhará nessa construção;

A equipe  responsável por trabalhar na construção da Proposta de Valor para o colaborador, além da funcionária designada para  elaborar a estratégia, serão os quatro gerentes das áreas, sendo a de marketing, projetos/operacional, área administrativa e recursos humanos e

2. Busca por referência em concorrentes relevantes;

Em tempos em que tudo é exposto na web, buscamos algumas informações em sites especializados que avaliam as empresas. As  pesquisas sobre estratégia de EVP eficaz na concorrência demonstram entre outros aspectos uma probabilidade de atingir um desempenho financeiro elevado. Como identificamos na IDEA Engenharia, que viu seu faturamento crescer em 25% no último ano, a empresa do mesmo segmento que atua no mercado há aproximadamente 40 anos e tem o número de colaboradores semelhante ao da Martina, nos serviu como referência e embasamento.

3. Definição de públicos que serão pesquisados;

Serão envolvidos na pesquisa 10% do número de colaboradores de cada área, tomando o cuidado de que participe no mínimo uma pessoa de cada setor/local, dentro das gerências, sendo no marketing, recursos humanos, administrativa e projetos/operacional. Assim como também devem  participar ex-colaboradores da Martina Construção e candidatos que por alguma razão não foram contratados a dar o seu depoimento sobre a empresa.

4. Levantamento de informações junto ao público definido e identificação   sobre o que levou ou levaria a trabalhar na empresa.

Realizaremos um  questionário, por meio do Google Forms, para realização de nossa investigação, compartilharemos em mídias sociais, questões fechadas para análise quantitativa e qualitativa para obtermos a coleta de dados, a estimativa de público é de 180 entrevistados. Segue abaixo algumas das perguntas que serão utilizadas para o levantamento das informações através da pesquisa de campo o tempo programado para conclusão para esta primeira etapa é de 45 dias.

Direcionada a percepção de ex- colaboradores:  No período em que esteve na Martina Construção, como foi sua experiência descreva os pontos positivos e negativos.

Direcionada aos candidatos que não foram contratados: De forma a acrescentar na melhoria da estratégia de Employee Value Proposition dê seu depoimento sobre   a Martina Construção, exatamente o que o levaria a trabalhar na empresa?

Aos colaboradores da Martina Construção: A empresa que você trabalha utiliza alguma estratégia para reter seus funcionários e também para engajá-los?

Qual seu nível de satisfação em relação aos benefícios que recebe onde trabalha?

Questão 3  

O Diretor/Presidente fará um enunciado por vídeo, direcionado aos  colaboradores da Martian Construção, onde deve transmitir sua mensagem de forma clara, salientando que só não o faz pessoalmente como nos velhos tempos, pelo número expressivo de funcionários que foram agregando ao longo dos anos o que é motivo de orgulho. O intuito da  mensagem deverá ser um convite a participar da construção de Proposta de Valor para o Colaborador, como algo que será benéfico para todos.

É importante deixar claro que não se trata apenas de montar um pacote de benefícios (prêmios, eventos, festas de integração, horário flexível etc.), visto que esses itens já são adotados atualmente. Em suma, é preciso o engajamento de todos para desenvolver fontes de valor que estejam presentes no cotidiano, que possam de fato estar refletindo na cultura, no clima organizacional, nas relações internas. Assim como também  na prática dos princípios e valores e nos propósitos da empresa.

Reforçar que já se sabe que as pessoas mudam de emprego, muitas vezes para ganhar menos, em troca de um bom clima de trabalho e que a Martina Construção tem essa preocupação de buscar melhores oportunidades de desenvolvimento de seus colaboradores na evolução na carreira. De fato, cada vez mais, as pessoas buscam coisas que vão além do salário e nesse sentido, que nos propomos a melhoria na valorização do ambiente de trabalho, das relações, da autorrealização, da qualidade de vida de coisas intangíveis.

Por fim, o objetivo da proposta de valor é atrair e engajar nossos profissionais. Além de estimular a produtividade e o bom desempenho das pessoas.

Além do convite do Diretor, terá a divulgação por todos os canais de comunicação disponíveis na empresa.

           Questão 4

1.1 O Processo de Comunicação Intrapessoal;

"voz que comunica internamente"

É o processo de praticar diálogos e debates internos. Acontece sempre que você questiona a si mesma (o), quando planeja o que responder em certas ocasiões etc. É uma jornada interior que ajuda a refletir e tomar decisões, melhorando o autoconhecimento e tudo mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com