TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RAZÃO E EMOÇÃO

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

1. Quais são os vários sentidos da razão?

        A razão tem diversos sentidos, entre eles esta a certeza, a lucidez, motivo e a causa. No entanto usamos a "razão" para nos referir a motivos, ou causas de alguma coisa.

2. Qual a diferença entre Razão e Emoção?

        "Razão" é o nome que damos para a consciência intelectual e moral, já "emoção" são os sentimentos, ou paixões que é causada pelo que fizemos.

3. O que é Razão objetiva (realidade) e razão subjetiva (sujeito)?

        Razão objetiva é  a afirmação de que o objeto do conhecimento ou realidade é racional.

        Razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento ou ação  é racional.

 4. Qual a Definição de razão utilizada pela autora?        

        A autora define razão como a capacidade intelectual para pensar e se expressar claramente com convicção, para justificar como as coisas são. Razão também é a confiança naquilo que é dito, ou compreendido.

        

5. Segundo a autora Razão é oposta a 4 outras atitudes:

a) Razão X conhecimento ilusório, opinativo

        Conhecimento ilusório é aquele que está nas aparências, que não obtém a realidade em si, ou a verdade sobre elas. Esse conhecimento procede de nossos costumes e cultura, que projetam nossas opiniões. A razão se opõe a opnião.  

b) Razão X emoções

        Razão é a consciência intelectual e moral, a emoção vem dos sentimentos ou paixões ocasionadas pelo que sentimos.

c) Razão X religião

        Religião é um verdade que nos é concedida através de manifestações místicas e divinas, que não dependem do conhecimento gerado pela nosso intelecto. Razão é oposta a esse tipo de crença, razão é algo do qual tenhamos presenciado e tenhamos certeza de tal coisa.

d) Razão X misticismo

        O misticismo aprofunda o espírito no divino, e compartilha desse estado mental sem qualquer  influência do intelecto  ou inteligência . O misticismo rompe a atividade intelectual, e consciente. A razão se opõe a inconsciência do êxtase.

 

6. Explique os Princípios racionais:

a) Da Identidade

        Este princípio prescreve que uma verdade só pode só pode ser conhecida e refletida se for entendida pela sua identidade. Essa é uma condição de pensamento e sem eles não podemos pensar. Esse princípio aborda que só podemos definir as coisas após conhecer suas definições.

b) Da não contradição

        O princípio da contradição  assegura  que uma idéia que se nega a si mesma se autodestroem, deixam de existir, essa condição afirma também que as idéias contraditórias são impensáveis e impossíveis.  

c) Do terceiro-excluído

        O princípio do terceiro-excluido afirma de que existe apenas umas verdade, apenas uma alternativa correta, onde se isso é isso, isso não é aquilo.

d) Da razão suficiente

        Esse princípio define que tudo que existe e tudo que ocorre tem uma razão ou motivo para acontecer e tal motivo pode ser do conhecimento de nossa razão. Ele indica  que algo é assim e não pode ser de outra maneira.

7. Explique os sete abalos que a razão sofreu:

a) Física luz como onda e como partícula

        Física luz afirma que a luz pode ser propagar tanto da maneira por ondas continuas ou descontinuas, contra dizendo o conceito do terceiro-excluido.

b) Física o movimento dos elétrons nos átomos

        O movimento dos elétrons nos átomos abalou o principio da razão suficiente, que nos diz que tudo que acontece tem um motivo, a física dos átomos nos revelou que não podemos saber as razões pelas quais os átomos se movimentam.

c) Física o observador interfere no resultado
        

        A física demonstra que as leis da Natureza existem por si mesmas, são necessárias e universais por si mesmas e não dependem do sujeito do conhecimento, porém para um observador situado fora de nosso sistema planetário, a Natureza poderá seguir leis completamente diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com