TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Retribuição e Retaliação

Por:   •  16/8/2019  •  Monografia  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Retribuição e Retaliação

Retribuição: Ato de retribuir. Retaliação: Revide com dano igual ao sofrido.

Aristóteles se refere a esses termos para nos mostrar como se difere a justiça da reciprocidade, ela não se aplica em determinados momentos, quando, por exemplo, a autoridade não cumpre o que deveria, isso não tem punição certa, mas quando o cidadão não cumpre o que lhe é delegado, ele certamente terá alguma penalidade, isso é denominado retribuição, mas como Aristóteles diz “Se aplica a retribuição segundo a proporção, mas não segundo a igualdade”. Já a retaliação se aplica no ato de injustiça quando um homem causa um prejuízo ao outro voluntariamente, este homem está agindo injustamente.

Segundo Aristóteles, nem sempre o injustiçado é culpado, pois ele poderia querer ser injustiçado. Exemplo: homem honesto que divide algo e se dá a menor parte, ele foi voluntário em seus atos.

injustiça pela deficiência moral tem um sentido particular, não podendo ser comparada com todo tipo de injustiça. Por exemplo, ser mau não é ser, necessariamente, ganancioso; mas ser ganancioso é ser mau e injusto. Já a justiça particular divide-se em espécie de distribuições de honras e de dinheiro (para manter a igualdade nas distribuições) e em outra espécie que exerce um papel corretivo nas transações (acordos) entre indivíduos; nessa última espécie há duas subdivisões: dentre as transações, algumas são voluntárias (exemplo: compras e vendas, empr éstimos e depósitos, locações) e outras são involuntárias (algumas são clandestinas, como o furto, o adultério, o envenenamento, o falso testemunho, e outras são v iolentas, como a agressão, o sequestro, o homicídio, o roubo a mão armada, a mutilação, insultos, etc). Além do sentido amplo e do sentido particular, o justo foi dividido em legítimo e probo (honrado), e o injusto foi dividido em ilegítimo e ímprobo (obs.: tudo o que é ímprobo é ilegítimo, mas nem tudo que é ilegítimo é ímprobo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com